Cidades

Pacientes com câncer fazem oficina de auto-maquiagem

No Dia Internacional da Mulher, o Hospital Universitário de Brasília promoveu uma oficina de auto-maquiagem. Objetivo da iniciativa é resgatar a auto-estima das pacientes por meio dos cuidados com a beleza

Jéssica Andrade*
postado em 08/03/2019 20:08
Com objetivo de ajudar a resgatar a autoestima em um momento delicado como o do tratamento contra um câncer, a médica oncologista Ludmila Thommen, em parceria com a equipe paulista do programa De Bem Com Você, promoveu nesta sexta-feira (8/3) uma oficina de auto-maquiagem para pacientes em tratamento oncológico. O projeto gratuito aconteceu no Hospital Universitário de Brasília ; HUB, no serviço de oncologia da própria unidade de saúde.
Além de receberem dicas, as pacientes ganharam um kit com produtos de beleza
O dia 08 de março foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional Da Mulher. Para celebrar a data, as pacientes receberam as oficinas de uma maquiadora profissional, além de dicas para os cuidados com a imagem e um kit com produtos de beleza. ;Quando a gente tira um pouco foco da doença, do medo, dos efeitos colaterais, a jornada fica mais leve. É mais do que uma auto-maquiagem. Vai além da autoestima. Envolve todo o tratamento;, diz a oncologista. ;Muitas pacientes chegam tristes e saem com a autoestima renovada com o sorriso estampado no rosto;, comemora.

A programação faz parte do Programa de Bem com Você ; A Beleza contra o Câncer. A iniciativa é do Instituto ABIHPEC, uma associação sem fins lucrativos, coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). A coordenadora do Instituto, Eduarda dos Santos, conta que o projeto foi criado em 2012, com o objetivo de devolver à sociedade, de uma forma social, o lucro da entidade com a venda de cosméticos e perfumarias.

Confiança


;Atualmente o Programa de Bem com Você ; A Beleza contra o Câncer está em 8 estados brasileiros e 23 cidades. Só em 2018, o programa atendeu 6 mil pacientes;, afirma Eduarda dos Santos. Segundo a coordenadora, as oficinas provocam um efeito positivo imediato nas pacientes. ;Elas voltam a se gostarem, se olharem com mais carinho;, avalia.

Em abril do ano passado, a promotora de vendas Izabel Maria, de 29 anos, ex aluna do curso, foi diagnosticada com câncer de mama. Ela conta que se sentia triste e com a autoestima baixa.;Eu não só aprendi a me maquiar, mas me tornei mais vaidosa. Hoje me sinto mais bonita. Nunca mais saí de casa desarrumada e isso refletiu muito no meu tratamento;, garante. O projeto também é elogiado pela paciente Maria Soledade da Silva, de 44 anos, diagnosticada com câncer de mama. ;A oficina é muito gostosa. Não sabia me maquiar e já estou profissional nisso. Eu me sinto confiante outra vez;, conta, se divertindo.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil registra, por ano, cerca de 300 mil novos casos de câncer em mulheres, sendo que o de mama representa 28% desse total. No Distrito Federal, segundo a Secretaria de Saúde, em 2018, foram diagnosticados 6 mil novos casos. Para realizar a primeira consulta, fazer exames básicos (mamografia, Papanicolau, entre outros) e iniciar o tratamento, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.

Para doações e parcerias:

www.institutoabihpec.org.br

(011) 3372 - 9878

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho (especial para o Correio)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação