Aline Brito*
postado em 11/03/2019 12:30
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) irá promover, no dia 26 de março, eventos voltados para o público feminino. As Promotorias de Justiça do Gama, Brazlândia e Taguatinga organizam oficinas, palestras, serviços e rodas de conversa sobre direitos das mulheres e enfrentamento à violência doméstica. A iniciativa pretende celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no início deste mês.
A chefe de gabinete da Promotoria de Justiça de Brazlândia, Rozimeire Batista, aponta que o principal objetivo do evento é orientar sobre os direitos das mulheres e como elas podem proceder em casos de violência. ;A intenção é levar esclarecimento e informação sobre a lei, como as mulheres podem procurar seus direitos, quais as instituições podem dar suporte à uma denúncia;, afirmou.
A iniciativa aborda os tipos de violência sofridos pelas mulheres e orienta sobre como buscar assistência. ;O evento trabalha também os tipos de violência que existem no seio familiar, o comportamento característico de cada violência e como a mulher pode sair dessa situação;, explicou Rozimeire.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 2.455 casos de violência doméstica no DF. Os dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que o Distrito Federal teve aumento no número de tentativas de feminicídio. Em 2018 foram 13 tentativas nos dois primeiros meses do ano, contra 16 no mesmo período de 2019.
Além disso, 4 feminicídios foram efetivamente consumados. Os dados divulgados pela SSP também apontam o registro de 75 casos de estupro na capital em janeiro e fevereiro deste ano. Violência doméstica, feminicídio, e outros tipos de violência contra a mulher serão assuntos abordados no evento promovido pelo MPDFT. ;A violência contra a mulher não é uma violência isolada, ela atinge todos os componentes familiar, os membros da família e as relações;, comentou Rozimeire.
Confira a programação:
Gama
Evento: ação social ;Mulher, o Gama te ama!”
Local: Centro Olímpico do Gama
Data e horário: 26 de março, das 8h às 13h
Atividades: apresentações artísticas, atividades físicas, serviços de beleza e saúde, palestras, bazar, stand com informações sobre violência doméstica e roda de conversa.
Brazlândia
Evento: ;Tarde de Reflexão; itinerante
Local: salão do CRAS de Brazlândia
Data e horário: 26 de março, 14h30
Atividade: palestra sobre violência doméstica com recursos audiovisuais e dinâmica de grupo.
Rede TAV (Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires)
Evento: rodas de conversa
Local: Praça do Relógio, em Taguatinga
Data e horário: 26 de março, das 14h às 19h
Atividade: discussões sobre feminicídio e serviços dos órgãos que compõem a Rede TAV.