Cidades

Chuva forte derruba letreiro do McDonald's e causa estragos em Valparaíso

Além das quedas, a chuva causou alagamento na via paralela à BR 040, próxima ao Shopping Sul

Mariana Machado, Pedro Canguçu*, Natália Ferreira*
postado em 12/03/2019 19:33
No momento, não havia circulação de pedestres no local Um forte temporal derrubou a estrutura de ferro que leva a logomarca do Mc;Donalds na unidade do Valparaíso (GO), às margens da BR 040. O acidente aconteceu nesta terça-feira (12/3). Ninguém se feriu, mas o susto foi grande.

Moradores do município goiano se dizem assustados com a intensidade da chuva. "Minha casa está alagada! Tive que desobstruir um cano que estava cheio de lama para a água passar", conta o estudante Said Abner, 15 anos. O empresário Jonas Pereira, 56, conta que o temporal foi intenso. "Junto à chuva, ventou bastante. Perto da loja onde trabalho caíram três árvores", destaca.

A chuva causou alagamento na via paralela à BR-040, próxima ao Shopping Sul. O condutor Raphael Ribeiro, 23, teve que redobrar a atenção ao transitar no momento do aguaceiro. "O nível da água encobriu os pneus do meu carro. Tive medo de atolar na lama. Vários carros pararam no acostamento", conta.
O cobrador Uziel Rubem Silva, 20, estava em serviço no momento do temporal. "Eu senti o micro-ônibus mexer de um lado para o outro por causa do vento", relatou. Devido à situação, o trânsito na cidade ficou bastante congestionado.
Forte temporal alagou a cidade na tarde desta terça-feira Até a última atualização desta reportagem, a circulação de pedestres estava proibida nas proximidades do letreiro do Mc Donalds. Após a queda, o acesso de automóveis ao estacionamento e ao Drive-Thru da lanchonete também foi impedido. O atendimento na parte interna do restaurante, porém, funciona normalmente.
Em nota, a assessoria do McDonald;s informou que não houve feridos e que aguarda a melhoria das condições climáticas para normalizar o acesso de carros no local e iniciar as obras de reparo dos danos.
De acordo com o Inmet, a chuva está dentro da previsão de tempo, com possibilidade de extensão ao longo da madrugada até a manhã do dia seguinte. A previsão para amanhã é de mais chuva.
[VIDEO1]
As chuvastambém causaram enxurradas em algumas vias que cortam o Distrito Federal e o Entorno. Imagens que circulam nas redes sociais mostram muita água e lama em Santa Maria, na DF-290, e em Valparaíso (GO), na BR-040. Nos vídeos, é possível ver carros sendo arrastados e moradores se equilibrando em calçadas para evitar a forte correnteza.
Até 18h40 ainda chovia e o trânsito ficou impactado em diversos pontos. No balão de acesso a Santa Maria, na DF-290, os motoristas precisaram ter paciência. Um deles foi o auxiliar de serviços gerais Ary Cardoso, de 57 anos. Ele levou três horas para ir do Plano Piloto até o Novo Gama, onde mora, percurso de mais ou menos 41 km. ;Gastei mais de uma hora para rodar três quilômetros. Nunca tinha visto tanto carro;, relata.
Ele mora na região há mais de 40 anos e normalmente leva 40 minutos para chegar em casa. ;É a primeira vez que vejo algo assim. Tinha um bocado de carro quebrado na pista e na ponte não passava ninguém, estava tudo alagado;, afirma Ary. A ponte a que ele se refere fica sobre o Ribeirão Maria, que teria transbordado com o volume de água a mais.
[VIDEO2]Em Valparaíso, casas tiveram portas derrubadas, e banners de lojas também foram ao chão. O bairro Céu Azul está sem energia desde às 18h30. A servidora pública Camila Borges mora e trabalha na região e conta que por lá, os transtornos com a chuva são comuns. ;No setor de chácaras é pior ainda. Quando chove, derruba e inunda tudo;.
Apesar de morar perto do trabalho, a volta para casa foi difícil. ;Para quem foi de ônibus, não estava fácil. Eu fui de carro, mas como tinha a enxurrada, não dava para ver os buracos e acabei batendo em algumas pedras;, reclama.

* Estagiários sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação