Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bombeiros resgatam bebê abandonada e lhe dão o nome de Maria Flor

Recém-nascida tinha menos de 24 horas de vida quando foi encontrada em canteiro de flores. Ela está internada no Hmib e tem quadro de saúde estável

O que poderia ser mais um caso de tragédia, se tornou em um momento de grande emoção aos moradores da Candangolândia. Isso porque bombeiros resgataram com vida uma recém-nascida, a qual foi abandonada em meio a um canteiro de flores da área verde da QR 2. A bebê foi levada ao Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), onde ganhou o nome de Maria Flor pelos militares que salvaram a vida dela. O estado de saúde dela é estável.
Por volta das 9h30 deste domingo (17/3), populares que passavam na área verde, localizada próximo à Administração da Candangolândia e da Paróquia São José Operário, viram a recém-nascida. Contudo, eles não pegaram o bebê por receio e acionaram o Corpo de Bombeiros.
A equipe de três militares encontrou a bebê envolvida em uma manta, com uma fralda. Ela ainda tinha restos do parto, como o cordão umbilical, que ainda tinha um pequeno sangramento. Por estar em meio às flores, várias formigas percorriam o corpo da recém-nascida, que apresentou dificuldade respiratória e tremores.
Maria Flor recebeu os primeiros cuidados dos bombeiros, que tiraram as formigas do corpo dela e a acolheram. Em seguida, ela deu entrada no Hmib, onde é monitorada por profissionais que acompanham a evolução do estado de saúde.
Segundo análise da médica que atendeu Maria, ela teria nascido em menos de 24 horas. A pequena está com 34 centímetros e 2,945kg, de acordo com a Secretaria de Saúde. Ela está em uma incubadora para receber os cuidados necessários.
O caso também foi levado para a 11; Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante), para investigação. A ocorrência foi registrada como abandono ou exposição de recém-nascido. Os agentes tentam identificar os pais da criança. O Serviço Social e o Conselho Tutelar foram acionados.