Jéssica Eufrásio
postado em 18/03/2019 06:00
Focado na sustentabilidade, na saúde, no meio ambiente e na responsabilidade social, o serviço da Serttel veio para o Distrito Federal em 2014, viabilizado por meio de uma parceria com o governo local e patrocinado por um banco particular. Hoje, a parceria ainda existe, mas os patrocinadores mudaram.
Há 48 pontos de retirada das bikes espalhados por Brasília, com 480 equipamentos à disposição dos usuários. Em junho de 2018, duas estações foram implantadas. Cada uma delas oferece 10 bicicletas para crianças. O processo de cadastramento é o mesmo para as bikes de adultos. As estações são alimentadas por energia solar e monitoradas em tempo real. A Serttel não deu números referentes a casos de vandalismo, mas informou que eles estão dentro da normalidade. Os itens mais danificados, segundo a empresa, são espelhos retrovisores e selins.
Em relação às ciclovias, o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, afirmou que há projetos prontos do Executivo para a construção de 100 km de estruturas para ciclistas. ;Precisamos preparar esses editais e daremos prioridade para a integração das existentes. Posteriormente, aumentaremos a quantidade para levá-las a outros lugares, mas nossos focos são a ampliação e a interligação;, destacou.
Sobre os projetos de ciclovias com pontos de apoio aos ciclistas, previstos em projetos anteriores do GDF, Casimiro informou que o assunto não chegou a ser discutido com a equipe técnica. ;Conversamos com algumas operadoras a respeito da ampliação para outras regiões administrativas e da instalação de pontos nas estações do metrô e do BRT. A ideia é que usuários levem as bicicletas para casa e devolvam no dia seguinte, nas estações do metrô, por exemplo. Também discutimos a inclusão de patinetes e carros elétricos aqui em Brasília e pedimos à Serttel para que entreguem uma proposta de projeto. Não há prazos ainda, mas está em discussão;, pontuou o secretário. A Serttel, por sua vez, informou que ainda não há previsão para ampliação do serviço %2bBike.
Revolução
A Yellow surgiu em São Paulo, inspirada por um sistema que já existia na China. O gerente de relações públicas da empresa, Marcel Bely, explicou que, por questões estratégicas e de mercado, não divulga a quantidade de equipamentos existentes no DF. A previsão é de que, ao longo das duas próximas semanas, a frota de patinetes seja ampliada. ;Estamos muito satisfeitos com o número de corridas. Até agora, temos tido bem menos casos de incidentes e vandalismo que em outras cidades;, afirmou.
Ainda segundo o Marcel, uma equipe da companhia atua em Brasília para garantir a manutenção de itens que apresentem problemas e a recarga dos patinetes durante a madrugada. ;Os Guardiões Yellow circulam todos os dias mapeando bicicletas, patinetes, fazendo manutenção e monitorando. Além disso, toda a nossa frota, seja de bicicleta ou de patinete, conta com GPS para fazer com que nossos equipamentos fiquem em bom estado. Eles foram desenvolvidos com peças exclusivas e possuem alarme;, disse o gerente. ;Nosso principal objetivo é revolucionar o transporte por meio da disponibilização de alternativas.;
; Números
Bike Brasília
; 480 bicicletas adultas
; 48 estações de bicicletas adultas
; 200 mil usuários cadastrados
; Mais de 1,2 milhão de viagens realizadas
Bike Kids
; 20 bicicletas infantis
; 2 estações de bicicletas infantis
; Não há número preciso de usuários cadastrados
; Mais de 1,6 mil viagens realizadas
; Como funciona
Confira como pedalar pelas ruas do Distrito Federal por meio dos aplicativos Bike e Yellow:
Bike Brasília
Para usar os serviços, basta baixar o aplicativo Bike no celular ou acessar o site www.maisbikecompartilhada.com.br para efetuar o cadastro e escolher o tipo de passe. Há três opções para adultos ou crianças: diário (R$ 3), mensal (R$ 6) ou anual (R$ 10);
Yellow
Baixe o aplicativo Yellow em seu celular, cadastre uma conta do e-mail do Google, preencha os dados solicitados e siga as instruções na tela. Pedale 15 minutos pela cidade por R$ 1,50 por período de uso ou destrave um patinete por R$ 3,50 R$ 0,50 por minuto de utilização. Tanto as bicicletas quanto os patinetes elétricos devem ser deixados dentro da área de cobertura da Yellow.