Cidades

Exposição no STF mostra papel das mulheres na construção de Brasília

As peças utilizadas na exposição são originais e resgatam as memórias das mulheres que viveram naquele período

Walder Galvão
postado em 18/03/2019 06:00
Com fotos e objetos antigos, a exposição lembra a trajetória de anônimas da construção de Brasília

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Supremo Tribunal Federal (STF) promove uma exposição que conta a história da formação da capital por meio do olhar das mulheres pioneiras. Batizada de Memórias Femininas da Construção de Brasília, a mostra traz utensílios da década de 1960, como vestuário, automóveis e imagens femininas coletadas de revistas, para contar sobre a formação da cidade.
As peças utilizadas na exposição são originais e resgatam as memórias das mulheres que viveram naquele período. Em um minicinema, será exibido o documentário Poeira & Batom ; 50 mulheres na construção de Brasília, composto por entrevistas com pioneiras e vídeos históricos sobre como o projeto da cidade saiu do papel.
[SAIBAMAIS]A ideia da exposição surgiu quando a pesquisadora e cineasta Tânia Fontenele começou a reunir o material para a produção do documentário, em 2009. No ano seguinte, ela decidiu apresentá-los à população brasiliense, em comemoração aos 50 anos de Brasília. O acervo também foi exposto ao público na Residência Oficial de Águas Claras.
Quem comparecer à mostra aberta no STF encontrará diversidade. Foram reunidos vestidos da época, jornais, diplomas, artigos, documentos, telefones e radiolas. Utensílios domésticos e de decoração, como TV, xícaras, pratos, panelas e bolsas também estarão à disposição dos visitantes. A visitação é aberta ao público, nos horários de visitas ao STF ; de segunda a sexta-feira, às 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h.
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, abriu ao público a exposição em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Antes de ser exibida na Residência Oficial de Águas Claras, um projeto da exposição passou pelo Salão Negro do Senado, no Congresso Nacional. Posteriormente, a mostra cresceu e estreou oficialmente em 2011, no ParkShopping. Em 2013, a Casa Thomas Jefferson da Asa Sul e o Museu Nacional dos Correios a receberam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação