Cidades

Trânsito flui bem no primeiro dia de inversão das faixas exclusivas da EPTG

Com a mudança, as faixas exclusivas funcionarão em sentido contrário para ônibus nos horários de pico

Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 18/03/2019 08:15
As alterações nas faixas exclusivas da EPTG devem ser mantidas até março de 2020No primeiro dia da inversão da faixa exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o trânsito fluiu bem na via no começo da manhã desta segunda-feira (18/3). Com a mudança, as faixas exclusivas passam a funcionar em sentido contrário para ônibus nos horários de pico.

A mudança faz com que algumas linhas, que antes acabavam não usando a faixa exclusiva, sejam beneficiadas. Morador do Setor O, em Ceilândia, o eletricista Maurício Ferreira, 45, gostou de andar na "contramão" da via. Para ele, a sensação é diferente e gerou efeitos positivos no tempo da viagem. "Já deu para sentir diferença sim. Percebi que cheguei um pouco mais rápido hoje", afirmou.

Para outras pessoas, no entanto, não mudou muita coisa. A copeira Maria do Carmo Gonçalves, 55, que diariamente faz o percurso Ceilândia;Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) foi uma das que não sentiu muita mudança. "Segunda-feira é um dia que costuma ter muito carro. O trânsito é sempre intenso. A partir de amanhã, acho que vamos sentir a mudança", avaliou Maria, que aprovou o novo trajeto. "Gostei demais. Acho que precisava de algo assim mesmo, porque todo dia é a mesma coisa. Muito engarrafamento."

[FOTO1352778]

Já o servidor público Rodrigo Macêdo, 34, mora em Águas Claras e vai sempre de carro até a Esplanada dos Ministérios. "Não acho a ideia boa. Vai dar confusão, acredito. Hoje, para mim, foi igual aos outros dias. Não senti diferença, até porque, em um certo ponto, os ônibus continuam no mesmo lado que os carros, ou seja, não muda muito", disse.

Inversão

Com a mudança de faixa dos ônibus em horário de pico, os escolares, carros oficiais e veículos de emergência continuarão tendo prioridade, .

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, das 132 linhas que passam pela EPTG, 63 circularão apenas nas faixas do corredor das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45, de segunda a sexta-feira. Nos demais horários e dias da semana.

Nos demais horários e dias da semana, a circulação na rodovia permanecerá com a mesma configuração atual, inclusive com faixas exclusivas liberadas para todos os veículos nos sábados, domingos e feriados.

As alterações devem ser mantidas até março de 2020, limite para que as empresas comprem ônibus com portas dos dois lados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação