Cidades

GDF retoma expansão da linha 1 em Samambaia

Instituto Brasília Ambiental concedeu a licença para a liberação da construção. Licitação havia sido suspensa em novembro do ano passado

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 18/03/2019 22:00
Licitação para obras da linha 1 em Samambaia deve ser reaberta em abril
O Governo do Distrito Federal (GDF) deve relançar, em abril, o edital para a expansão da linha 1 do metrô em Samambaia. O executivo local fez o anúncio da liberação da construção pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) nesta segunda-feira(18). A licença é um procedimento administrativo obrigatório pelo qual o órgão ambiental permite a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos.
A licitação havia sido suspensa em novembro do ano passado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Orçada em R$ 123 milhões, o TCDF havia encontrado problemas no edital que desrespeitam a Lei das Licitações.

Na época, uma nota técnica produzida pelo Núcleo de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do Tribunal constatou que a Companhia do Metropolitano restringia de maneira inadequada a habilitação técnico-operacional das empresas que gostariam de concorrer à execução das obras.

Expansão


Os recursos do Ministério das Cidades foram liberados em janeiro de 2018. A expansão da linha 1 vai da Rodoviária do Plano Piloto a Samambaia, em um novo trecho de 3,671 km de extensão.

A previsão é a de que sejam construídas duas estações em Samambaia. A linha 1 tem 24 estações espalhadas pelos 42,5 km de extensão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação