Cidades

Mulher que abandonou filha recém-nascida é colocada em liberdade

A juíza também ressaltou que a acusada não possui condenação por crimes e que a prisão não garante nenhuma medida protetiva de urgência

Isa Stacciarini
postado em 19/03/2019 14:54
Bombeiros socorreram Maria Flor cerca de horas após a criança ser abandonada pela mãe A mulher de 36 anos acusada de abandonar a filha recém-nascida em um canteiro de flores, na Candangolândia, durante o fim de semana, está em liberdade. Em audiência de custódia realizada na manhã desta terça-feira, (19/3), a juíza substituta Flávia Pinheiro Brandão Oliveira considerou que, apesar da gravidade, o crime praticado não possui pena máxima superior a quatro anos. A magistrada também ressaltou que a suspeita não possui condenação por crimes e a prisão não garante nenhuma medida protetiva de urgência.

Apesar da liberdade, a juíza determinou que a acusada não pode sair do Distrito Federal por mais de 30 dias nem mudar de endereço sem comunicar a Justiça. "Não estão preenchidas as condições de admissibilidade da prisão preventiva, devendo a autuada ser colocada em liberdade. Para tanto, serão fixadas medidas cautelares diversas da prisão, as quais se mostram adequadas à situação em análise", considerou a magistrada.

A mulher mora em um lote com duas casas no Riacho Fundo. A avó da bebê vive em uma das residências e a suspeita disse à polícia que a mãe não tinha noção da gravidez. A criança é a sexta filha da mulher, que foi presa em flagrante na tarde de segunda-feira, por abandono de incapaz.

Em entrevista ao Correio logo após ser presa, ela disse que fez o parto sozinha, em casa. "Depois que ela nasceu, eu limpei e amamentei. Só então saí de casa com ela, sem nem ao menos saber onde a deixaria. Voltei para onde eu moro e fiquei pensando no que tinha feito. Eu me arrependi, mas era claro e tive com medo do que podiam fazer se me vissem a pegando", contou.

Maria Flor

A menina nasceu com 34 centímetros e 2,945kg, de acordo com a Secretaria de Saúde. Ela ganhou o nome de Maria Flor pelos bombeiros que a resgataram. A criança foi diagnosticada com pneumonia e desde domingo está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) em estado grave.

Os bombeiros a localizaram por volta das 9h30 de domingo (17/3), com um pequeno sangramento no cordão umbilical, dificuldade respiratória, tremores e formigas pelo corpo. Maria Flor tem irmãos de 8, 12, 17 e 20 anos ; sendo que este último não mora com a mãe.
"Fiquei desesperada. Estou desempregada e tive medo que não conseguir manter meus filhos. Eu a deixei lá (no canteiro de flores) com a intenção que alguém cuidasse dela", contou a mãe, em entrevista ao Correio, após ser presa por policiais da 11; Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação