Mais da metade dos moradores do Distrito Federal não tem nenhum serviço de plano de saúde. A informação é da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada pela Companhia de Planejamento (Codeplan), na quarta-feira (20/3). Segundo o documento, 63,5% dos entrevistados disseram não ter o benefício.
O estudo também mostra que, dos que respoderam o questionamento, 17,9% têm plano de saúde empresarial, e outros 16,4% contrataram o serviço de forma particular. No entanto, esses valores variam de acordo com a renda do cidadão.
Entre os que são considerado "alta renda", o número de pessoas que não têm plano de saúde é menor: 18,1%. Enquanto isso, a maior parte optou pelo serviço de forma particular, 43,4%, e 36,6% têm o benefício empresarial.
No segundo grupo, os de média-alta renda, os números começam a variar. Ao todo, 51,1% não têm o serviço, enquanto 23,6% contam com o empresarial e outros 22,1% têm particular.
Já o grupamento de média-baixa renda, a porcentagem dispara: são 81,4% pessoas que não têm plano de saúde, enquanto apenas 10,8% têm empresarial, e outros 6,8% obtiveram o serviço de forma particular.
Por último, na categoria da baixa renda, a taxa dos que não têm plano de saúde sobe para 86,6%, enquanto os que têm empresarial abaixa para 7,9% e os que contrataram particular atinge apenas 3,8%.
Deficiência
A Pdad também levantou informações sobre pessoas com algum tipo de deficiência. Ao todo, 73,5% declararam nenhuma dificuldade para enxergar. Na audição, 96,7% não tem nenhum problema para ouvir. E para locomoção, são 95,6% sem algum tipo de complicação na mobilidade. Por último, 98,5% negaram ter algum tipo de deficiência mental/intelectual.