Cidades

Sistema de entrega por meio de bicicletas está cada vez mais em alta

Farmácias, restaurantes e supermercados estão entre os serviços que optam por usar o meio de transporte para levar os produtos aos clientes

Jéssica Eufrásio
postado em 22/03/2019 06:00
Genivaldo Pereira entrou nesse grupo de trabalhadores este mês. Com a própria bicicleta, entrega alimentos no Plano Piloto
Meio sustentável para o lazer e para o transporte do dia a dia, as bicicletas se consolidam, agora, em um novo setor: o serviço de entregas. Com novas empresas na briga para dar praticidade aos consumidores, os aplicativos de delivery para refeições, produtos de supermercado e até presentes ou itens pessoais virou uma saída para quem busca maneiras de garantir os rendimentos do mês.

Para entrar no sistema, basta ter o meio de locomoção. Em alguns pontos do Distrito Federal, tem sido comum encontrar ciclistas com mochilas quadradas nas costas com a marca de alguma das três principais empresas que atuam na cidade. O número de entregadores que atuam com bikes cresce a cada dia, segundo sindicatos de trabalhadores em farmácias, drogarias, perfumarias e similares (Sintrafarma-DF) e de motociclistas profissionais, autônomos e ciclistas (Sindimoto-DF).

Duas das três empresas de entrega de alimentos mais populares desse setor ; segundo as taxas de download das lojas de aplicativos ; não quiseram informar a quantidade de trabalhadores cadastrados em cada uma delas. Uma das três companhias não deu retorno à reportagem. Nenhum dos dois sindicatos consultados pelo Correio têm, até o momento, números precisos sobre quem atua na área, mas os representantes deles reconhecem que a força dos aplicativos de entregas contribui com o aumento da quantidade desses trabalhadores.

Morador do Guará 2, Genivaldo Pereira, 23 anos, entrou nesse nicho há pouco mais de duas semanas. Com a própria bicicleta, ele entrega alimentos na região central de Brasília. A opção pela atividade uniu a necessidade financeira à vontade de deixar o sedentarismo. ;Estou até melhorando minha resistência. No Plano Piloto, há ciclovias de boa qualidade. Só é um pouco cansativo devido a algumas distâncias e subidas;, comentou o entregador.

Para fazer parte do sistema, é preciso se cadastrar em um dos aplicativos disponíveis e ter uma bicicleta. As entregas de pedidos são direcionadas aos ciclistas mais próximos, que, nos casos de alguns aplicativos, terão de respeitar o tempo de entrega do pedido. Em uma ocasião, Genivaldo chegou a pedalar 5,5km, da Asa Sul ao Lago Sul. Apesar disso, ele relata que não tem do que reclamar e que os retornos financeiros têm sido bons quando as taxas extras cobradas dos clientes ; as tarifas dinâmicas ; estão em alta. ;Dá para ganhar bem, mas só quando elas estão boas, pois a aplicação multiplica a taxa pelo valor da entrega;, explicou.

Ponderações

Estudante de medicina veterinária na Universidade de Brasília (UnB), Talyta Agatha Pinheiro, 21, trabalha de bike em Águas Claras há pouco mais de um mês. Ela também considera a atividade positiva para combater o sedentarismo, mas, do ponto de vista financeiro, avalia que os lucros não são muito altos. ;Não pagam o tanto que deveriam, mas gosto da profissão. O mínimo que recebo é R$ 5,90 por entrega. Quando passa de 1km, pagam R$ 1 a mais por cada trecho a mais;, detalhou.

A universitária é moradora de Vicente Pires e relata que nem sempre prefere entregar por lá devido à distância do trajeto. ;Alguns aplicativos pagam menos e nos mandam para mais longe. Domingo é um bom dia para se entregar. E, sobre o tempo para entrega, não há muita cobrança. Mas os clientes podem cancelar se demorar muito;. Talyta acrescentou que, na área onde atua, não costuma enfrentar riscos no trânsito. Entretanto, ela se recorda de ocasiões em que motociclistas invadiram a ciclofaixa e atrapalharam o percurso dela e de uma amiga. ;Minha amiga quase foi atropelada uma vez.;

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