Cidades

Morre, aos 93 anos, o jornalista Fernando Pinto

O jornalista fez história por diversos veículos de comunicação do país. Fernando morreu em decorrência de câncer

Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 22/03/2019 14:33
Fernando Pinto e a mulher, Leda Sampaio Apaixonado pelo jornalismo. Assim será lembrado Fernando Pinto, que morreu aos 93 anos, na noite de quinta-feira (21/3), devido uma metástase causada por um câncer no peritônio - membrana serosa que recobre as paredes do abdômen e a superfície dos órgãos digestivos. Ele estava internado há quatro dias no Hospital Brasília.

O jornalista fez história por diversos veículos de comunicação do país. Em passagem pelo Correio Braziliense, atuou como repórter especial e chefe de reportagem. Passou pelo Jornal do Brasil, Revista Cruzeiro, Revista Manchete, Jornal de Brasília, Jornal da Comunidade, entre outros. Dedicou-se, até o fim da vida, à profissão que tanto amou. Há três semanas, ainda escrevia crônicas para o jornal Brasília Capital, onde ficou por sete anos.

;Ele era uma pessoa espontânea, amiga, muito querida e do bem. Um profissional desprendido e absolutamente apaixonado. Quando ia ao Correio, cumprimentava do porteiro à pessoa do cargo mais elevado;, destacou o filho do jornalista Cláudio Sampaio. ;Há três semanas, ele ainda se envolvia com a notícia, pesquisa a fundo as informações, porque não queria passar nada errado;, completou.

Além de Cláudio, Fernando Pinto deixa a mulher, Leda Sampaio, e sete filhos. Nascido em Rondônia, em 1925, o jornalista perdeu a mãe, vítima de uma osteoporose, aos três anos, e, aos 13, perdeu pai, que sofria de tuberculose. Sem os principais protetores, ficou sob responsabilidade do irmão mais velho, que logo o abandonou no Rio de Janeiro.

;Aos 13 anos, sozinho, arrumou um emprego de tipógrafo e começou a conhecer o mundo do jornalismo e logo se apaixonou. Começou a fazer reportagens de cunho forte, ia para favelas, cobria assuntos pesados. Até que um dia, em um sorteio, foi o escolhido para cobrir a inauguração de Brasília;, contou Cláudio.

A partir daí Fernando Pinto iniciou sua relação com a capital. Não ficou de vez na cidade, mas logo voltou para ficar até o último dia de vida. O jornalista será enterrado no próximo domingo (24/3), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. A família ainda não confirmou a capela e o horário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação