Cidades

GDF e Governo de Goiás assinam acordo para proteger o Descoberto

Acordo cria um arranjo institucional, de vários órgãos e instâncias, que propõe traçar estratégias de gestão sustentável para a bacia do Descoberto

Patrícia Nadir - Especial para o Correio
postado em 22/03/2019 20:45
O acordo, firmado na Barragem do Descoberto, tem como objetivo proteger os recursos naturais na bacia do local
Os governos do Distrito Federal e de Goiás assinaram, nesta sexta-feira (22/3), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a proteção e uso consciente dos recursos hídricos e incentivo à atividade rural sustentável na bacia hidrográfica do Alto Descoberto. A data da assinatura foi escolhida em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado hoje.

O acordo, firmado na Barragem do Descoberto, em Águas Lindas de Goiás, tem como objetivo proteger os recursos naturais na bacia local, importante manancial de abastecimento público operado pela Caesb. Uma das ações do acordo é implantar no Descoberto o programa Produtor de Água, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), e desenvolvido no âmbito estadual pelas entidades locais, como Caesb, Adasa, Saneago, além de secretarias de Meio Ambiente dos dois estados.

Entre as ações do program há, por exemplo, uma remuneração em dinheiro para produtores rurais que adotem práticas de proteção ao meio ambiente, atualmente paga pela Caesb.

"O programa visa proteger as nascentes das propriedades rurais localizadas na Bacia, que é responsável por cerca de 65% do abastecimento do DF", destacou o presidente da Caesb, Fernando Leite. O representante lembra que o mesmo projeto já está em operação na bacia do Ribeirão Pipiripau. "Trata-se de uma série de ações para a proteção de mananciais;, completou Fernando.

Parque Estadual Águas Lindas


Na ocasião da parceria entre os governos, representes também assinaram o decreto de criação do Parque Estadual Águas Lindas, que redefine a poligonal da unidade de conservação hoje conhecida como Parque do Descoberto.

A Caesb atua como cogestora do Parque Estadual Águas Lindas, localizado no município goiano. O parque é constituído de duas áreas distintas, num total de 2 mil hectares e se destina a preservar as nascentes, os mananciais, a flora e a fauna, bem como controlar a ocupação do solo na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação