Cidades

Ração contaminada mata 13 cavalos no DF e em Goiás

Secretaria da Agricultura pede aos produtores que avisem a pasta caso haja alterações nos animais. Produto está em análise na UnB

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 22/03/2019 22:06

Misturadas aos grãos da aveia, as sementes da crotalária são visíveis, mas podem passar despercebidas

A Secretaria de Agricultura (Seagri) do DF emitiu uma nota alertando os criadores de cavalos na região de uma suspeita de ração contaminada que teria sido comercializada em Brasília e no Entorno. Treze cavalos morreram e outros 17 estão em observação após o consumo de um produto feito de aveia misturada a uma semente chamada crotalária, usada nas plantações para adubação verde do solo.


Os casos foram identificados no Gama, em Formosa (GO), Taguatinga, Recanto das Emas e no Núcleo Rural Tabatinga, região de Planaltina. A Seagri notificou o agricultor responsável pela produção, no entanto, ainda há risco de intoxicação de outros animais.

;Alteração no comportamento dos animais ou mesmo uma desconfiança da qualidade da aveia oferecida como ração deve ser comunicada para que possamos analisar caso a caso;, alerta a subsecretária de defesa agropecuária da Seagri, Danielle Araújo.

Após a pasta ter conhecimento das primeiras mortes dos equinos, uma equipe de técnicos do governo visitou as propriedades para analisar os sintomas clínicos dos animais.

Como o problema no fígado é comum em casos de intoxicação, amostras do alimento oferecido aos bichos foram levadas para análise. Na Universidade de Brasília (UnB), uma equipe de pesquisadores detectou que a ingestão das sementes de crotalária acarretou na contaminação dos cavalos.

Intoxicação


Embora visíveis a olho nu, as sementes dessa planta, pretas e parecidas com feijões pequenos, muitas vezes passam despercebidas pelo criador de equinos. ;Os agricultores costumam plantar a crotalária para fixar nitrogênio na terra;, explica a subsecretária de defesa agropecuária. ;A gente suspeita que tenham plantado a aveia logo após uma retirada malfeita da crotalária. Então, ela rebrotou junto com a aveia e, na colheita, tudo se misturou.;

A crotalária produz uma substância secundária conhecida como alcaloide pirrolizidínico, que ataca diretamente o fígado, envenenando o sangue e sistema nervoso. Os animais podem ser salvos dependendo do porte, resistência e até mesmo da quantidade do consumo da aveia contaminada. No DF, a população de equinos está em torno de 20,4 mil.


Sintomas:


* Anorexia (alimentação seguida de vômitos)

* Agressividade

* Atordoamento

* Descoordenação

* Andar cambaleante, andar a esmo

* Tristeza

* Espasmos musculares

*Mal-estar geral

* Cabeça baixa

* Irritação
* Patas dianteiras em abdução e galope sem rumo


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação