Cidades

400 militares atuam em força tarefa contra dengue em São Sebastião

Neste sábado (23/3), o Corpo de Bombeiros pretende fazer vistorias e orientar moradores na busca pelos focos do mosquito Aedes aegypti

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 23/03/2019 09:36
Não só vasos de plantas: agentes da força tarefa tem novo foco de ação

Uma força tarefa de 400 militares do Corpo de Bombeiros passará este sábado (23/1) em uma ação contra o mosquito Aedes aegypti na cidade de São Sebastião. As atividades começaram às 9h e englobarão vistorias em residências ; para a procura de focos de procriação do mosquito ; e orientação à população em geral.

[SAIBAMAIS]A força tarefa é uma resposta da Subsecretaria de Vigilância à Saúde e da Secretária de Saúde do Distrito Federal para tentar limitar a proliferação da dengue em São Sebastião. De acordo com boletins epidemiológicos da primeira instituição, a cidade tem apresentado um aumento significativo nos casos de dengue.

Por meio de nota oficial, o chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de São Sebastião, Milton Coutinho explicou que há um novo foco de ação: ;Nós sabemos que 99% dos focos dos mosquitos estão nos quintais. São fogões velhos, geladeiras e outros objetos que acumulam água. Atualmente os vasos de plantas não são mais os principais locais com larvas do Aedes;.

Aumento dos casos

De acordo com o último boletim epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância à Saúde ; da semana 3 a 9 de março de 2019 ;, o Distrito Federal registrou, só em 2019, 2.921 casos prováveis de dengue. Sendo que nas duas últimas semanas ao boletim ocorreu um aumento de 1.427 registros.

Dentro do Distrito Federal, a região com maior número de casos é a Leste ; que inclui São Sebastião. Foram 1.049 casos prováveis. A região Norte tem 502 casos, a Oeste acumula 438 notificações prováveis, o Sudoeste apresenta 390 contaminações.

Ainda de acordo com o boletim, existe um alerta especial para as cidades de Sobradinho 2 e Ceilândia, já que apresentam valores correspondentes a aceleração da transmissão.Varjão e do Recanto das Emas podem progredir para situação de alerta nas próximas semanas.

"Dengômetro"

No serviço público de acompanhamento em tempo real dos casos prováveis de contaminação por dengue no Distrito Federal, a Secretária de Saúde oferece números específicos de cada cidade. Nos dados de São Sebastião há indicação de 299 casos prováveis de dengue e 8 de chikungunya. Outra cidade que chama atenção é Planaltina, que conta com 426 casos prováveis de dengue e 12 de chinkungunya. Em cidades como Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Asa Sul, Sudoeste/Octogonal e Varjão os prováveis casos não passam de 10.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação