Cidades

Clima segue nublado com pancadas de chuva ao longo do fim de semana

Umidade relativa do ar atinge 95% e áreas de instabilidade serão decorrência de fenômeno no oceano Atlântico, na Bahia há alerta para possível ciclone tropical

Ronayre Nunes
postado em 23/03/2019 10:28
Mapa do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPETC/INPE) ilustram formação do fenômeno

A noite da última sexta-feira (22/3) chegou com chuva em grande parte do Distrito Federal e a expectativa é que o fim de semana do brasiliense siga com o tempo fechado. De acordo com o meteorologista Manuel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sábado (23/3) deverá ser ;nublado com pancadas de chuva ao longo do dia; e o domingo (24/3) deve continuar com o mesmo horizonte.

[SAIBAMAIS]A temperatura máxima para este fim de semana não passa de 27;C. Por outro lado, o friozinho da manhã deve ficar na mínima de 17;C. A umidade relativa do ar fica entre 95% e 70%, com mais estabilidade do que a variação desta sexta-feira (22/3), que foi de 100% a 45%. De acordo com o Inmet, a umidade deve amanhecer alta e ir caindo ao longo dos dois dias.

;Temos algumas áreas de instabilidade passando por aqui. No momento há uma frente fria forte de ar vindo do Sul da Bahia que beneficia toda a área central do país, e junto com a umidade que vem da floresta Amazônica deixa o céu mais nublado;, explica Rangel.

Ciclone tropical

Uma nota pública do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPETC/INPE), alertou para a possível formação de um ciclone tropical no litoral do Sul da Bahia e do estado do Espirito Santo para este sábado. O fenômeno entrará na categoria de ciclone tropical caso os ventos na costa atinjam a marca de 61 km/h.
[FOTO2]

A possível depressão tropical é causada pela baixa pressão atmosférica decorrente da temperatura da superfície do mar se encontrar entre 29;C e 30;C ; ou seja, maior do que a média climatologia para o més. Em alto-mar, os ventos podem atingir até 102 km/h.

Na água, a previsão é de ressaca. O ;mar grosso a muito grosso; é uma classificação da marinha para classificar a possível formação de ondas entre três e cinco metros em alto-mar e dois metros e meio a três metros na costa. Associada a chuva intensa, o momento de maior intensidade do fenômeno está previsto para a noite deste sábado (23/3) e a madrugada do domingo (24/3).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação