Cidades

Idosos celebram a alegria de viver em encontros semanais no Lago Sul

Semanalmente, grupo de idosos se reúne na Administração do Lago Sul para um momento de lazer e descontração. A cada encontro, várias atividades são desenvolvidas

Walder Galvão
postado em 25/03/2019 06:00
Beatriz Rode é a idealizadora do projeto, iniciado em 2008: Uma vez por semana, risadas, conversas altas, músicas e agitação invadem o auditório da Administração do Lago Sul. Poderia ser uma confraternização de trabalho, mas, na verdade, são idosos celebrando mais uma quinta-feira. Há 10 anos, o dia, comum para a maioria das pessoas, tornou-se especial para aqueles com idade mais avançada. Como uma tradição, o Programa Curtindo a Vida na Maturidade reúne, semanalmente, um animado grupo para um momento de descontração.

A iniciativa funciona com trabalho voluntário de psicólogos, professores e outros profissionais que decidiram doar um tempo para promover os encontros. Idealizadora do projeto, Beatriz Rode, 65, conta que a ideia surgiu pela necessidade de oferecer lazer aos idosos da comunidade. ;Começamos em abril de 2008 e nunca paramos. Pessoas de todo o Distrito Federal podem participar, basta ter mais de 60 anos;, explica.

Cada semana tem uma atividade diferente, como artesanato, aula de canto, de tai chi chuan e ioga, dinâmicas para exercitar a memória e a atenção, exercícios, bingos e várias outras. ;Trabalhava na administração quando me pediram para criar um projeto e pensei nesse. Hoje, que sou aposentada, trabalho como voluntária;, conta. São 13 voluntários e cerca de 25 idosos participantes do programa. Há vagas para ambos que tenham interesse em participar. Os encontros são gratuitos, apenas é cobrada taxa dos materiais usados nas aulas.

Para Beatriz, o projeto deveria ser adotado por outras regiões administrativas. ;Acho tudo isso muito gratificante. Só os sorrisos que eles nos dão são uma recompensa. Temos pessoas que chegam aqui com depressão ou que acabaram de perder um parente. A ideia é não deixar que ninguém se sinta solitário.;

O casal Cesar Martins Barba e Vera Lúcia Dias Vasconcelos, 69, não falta uma quinta-feira há 10 anos. Moradores do Lago Sul, ambos nasceram no Rio de Janeiro, mas se conheceram em Brasília anos depois. Para eles, o projeto é essencial para a cidade. ;É bastante importante ter esse tipo de convívio. O pessoal chega a uma certa idade e alguns ficam com depressão. Aqui, a gente a joga para o alto e vai se divertir;, comenta o homem.

Baile de carnaval


O projeto estava de recesso desde dezembro e voltou a funcionar na última quinta-feira. Para recepcionar os participantes, foi preparada uma festa à fantasia com tema de carnaval. Os idosos abusaram dos adereços e muitos foram a caráter dos pés à cabeça. Darcy Souza, 78, era uma das mais animadas. Ela estava vestida de melindrosa e justificou a escolha por conta da própria personalidade. ;Sou muito animada. Gosto de dançar, conversar e de agitação. Toda semana estou aqui. Quando não venho, todos me perguntam o que aconteceu;, anima-se.

Darcy é mineira e vive com amigos em uma casa do Lago Sul. Ela não se casou ou teve filhos, mas vive com pessoas que conheceu ao longo da vida e se tornaram sua família. ;Há 43 anos, estamos juntos. Eles me acompanham em tudo e me ajudam;, frisa. Na administração, a mulher garante que conseguiu formar mais uma família. ;Todo mundo vira amigo. No grupo de WhatsApp, a festa também é grande. Todos se preocupam com o outro e nos ajudamos sempre;, ressalta.

Durante a festança, tiveram marchinhas temáticas, lanche e desfile dos participantes. O cenário também contribuiu para a diversão e estava enfeitado com a temática do baile. Para Carmen Maia, 81, que optou por usar uma máscara tradicional de carnaval, o projeto também traz alegria. ;A gente se troca muito, tanto recebe quanto dá. Aqui, sempre temos uma palavra amiga na hora que precisamos;, diz. Aposentada, ela chegou a Brasília há mais de 30 anos. Natural do Rio de Janeiro, gosta mesmo é de viajar. Ao lado da filha, ela desbrava o Brasil e o mundo.

;Conhecemos Londres, Paris e Buenos Aires. Em janeiro, estávamos em Salvador. Sempre fomos unidas, e agora que me aposentei, curtimos nossas viagens;, conta a filha de Carmen, Sandra Helena Maia, 57. Ela conta que começou a ir ao projeto para levar a mãe, mas que decidiu também se associar. ;Aqui, encontramos experiências de pessoas com muito mais tempo de vida, uma alegria única. Em troca, ainda recebemos diversão, entretenimento e saúde;, destaca.


Participe

Onde: auditório da Administração do Lago Sul, na SHIS QI 11, Área Especial 1
Quando: às quintas-feiras, das 14h30 às 17h
Inscrições: no local, nos dias de evento. Mais informações pelo WhatsApp: (61) 99386-8660

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação