Cidades

Polícia investiga furto de tacógrafos em ônibus no Recanto das Emas

Suspeita é a de que quadrilha revenda equipamentos em comércio da região. Até o momento, ninguém foi preso

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 25/03/2019 21:08
Criminosos danificam painel do veículo para roubar o equipamento A Polícia Civil está à procura de uma quadrilha especializada em roubo de tacógrafos - equipamento usado para medir a velocidade, entre outras informações, nos ônibus. O furto tem crescido na região do Recanto das Emas. Na madrugada desta segunda-feira (25/3), mais um ônibus foi atacado na região. Pelo menos 10 casos foram registrados em pouco mais de uma semana, conforme dados da Polícia Militar.

O furto acontece sempre do mesmo jeito: o suspeito observa a movimentação na região, arromba a porta ou a janela do veículo e leva o equipamento em questão de segundos. Dessa vez, a vítima foi o agente de turismo Denis Vital da Silva. A vítima conta que parou o ônibus de turismo na porta de casa, quando ainda na madrugada foi surpreendido com o alarme do veículo. ;Foi tudo muito rápido, quando eu e meus vizinhos chegamos já não tinha ninguém;, conta.

O suspeito levou, além do tacógrafo, o aparelho de rádio e o painel de controle de ar e velocidade do veículo - um prejuízo médio de R$ 3 mil. ;Vou ter que cancelar serviços programados para essas duas semanas até que eu consiga fazer todos os reparos necessários para que eu possa voltar ao trabalho;, diz.

Antônio Cordeiro é motorista de van escolar e também morador do Recanto das Emas. Ele conta que teve um prejuízo de R$ 5 mil por causa do furto. ;O criminoso arrombou a porta da van, quebrou vários vidros e destruiu o painel. Tive que alugar uma outra van até que a minha passe pela manutenção. Tenho que trabalhar;, desabafa.
O tacógrafo é um equipamento utilizado em caminhões, ônibus e vans que tem a função de monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade do veículo. O uso do aparelho é obrigatório e regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Investigação policial

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Pablo Aguiar, a suspeita é de que os furtos estejam ocorrendo para revenda. ;Nossa equipe está empenhada em identificar e prender os envolvidos nesses furtos.;

O delegado não deu detalhes a respeito das investigações, mas disse que estabelecimentos como ferros velhos da região estão sendo monitorados. ;Quem compra material de origem ilícita também pode responder pelo crime de receptação, que cabe uma pena de um a quatro anos de reclusão;, esclarece.

O delegado orienta para que os motoristas que estacionem os veículos em locais com maior circulação de pessoas e que deixem o local monitorado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação