Cidades

Em um ano, DF soma 20 mil pessoas ao número de desempregados

Em fevereiro de 2018, cerca de 294 mil pessoas estava sem emprego na capital. No mês passado, o índice chegou a 314 mil

Isa Stacciarini
postado em 26/03/2019 17:49
Carteira de trabalho
O número de pessoas desempregadas no Distrito Federal aumentou em mais de 20 mil em um ano. Em fevereiro, 314 mil brasilienses estavam sem trabalho, contra 294 mil no mesmo período de 2018. O crescimento foi de 18,2% a 18,7%. A taxa também cresceu no comparativo de um mês. Segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), 308 mil brasilienses não tinham nenhuma ocupação em janeiro de 2019. Um crescimento que saltou de 18,3% para 18,7%.

A pesquisa demonstrou a oferta de 39 mil vagas de trabalho para 60 mil brasilienses em busca de colocação no mercado. Ou seja, um desfalque de 21 mil oportunidades. Entre janeiro e fevereiro de 2019, a pesquisa também demonstrou 13 mil postos de trabalho a menos, o que colaborou com o resultado do desemprego.
Na visão do presidente da Codeplan, Jean Lima, dois fatores explicam o aumento do desemprego: a economia a nível nacional e mais pessoas procurando emprego. "A economia do Distrito Federal acompanha a nacional. Quando os índices crescem no país, no DF esse aumento também acontece. Por essa razão temos impacto no setor de serviços, principalmente do setor privado com carteira assinada;, explicou.
Em fevereiro deste ano, 73% dos empregados estavam no setor de serviços, em áreas como atividades administrativas, saúde, serviços sociais, educação, informação, comunicação, atividades financeiras, técnicas e serviços domésticos.
Mas, ainda segundo Jean, embora o mercado tenha gerado mais postos de emprego, também houve crescimento na quantidade de pessoas em busca de recolocação profisional. "Muita gente continua procurando emprego. São pessoas em situação de desemprego ou desemprego precário;, ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação