Cidades

GDF retira famílias irregulares em área de proteção ambiental em Planaltina

Terreno havia sido invadido em novembro do ano passado. Barracos e ligações clandestinas de água e luz foram destruídos

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 26/03/2019 20:45
Local invadido é considerado área de preservação ambiental Mais de 30 edificações irregulares foram destruídas, nesta terça-feira (26/3), durante a reintegração de posse na Estância Mestre D;Armas, em Planaltina. O local, que estava ocupado irregularmente desde novembro do ano passado, fica em área de preservação ambiental.

Segundo informações do Comitê de Governança do Território do Distrito Federal, de janeiro até a primeira quinzena deste mês, houve um crescimento de aproximadamente 93% da área ocupada ; 27,5 hectares ;, configurando uma expansão de invasões.

Ainda de acordo com o comitê, uma parte expressiva da invasão é ocupada por pequenos e precários barracos, que, sem moradores, foram construídos somente para "marcar" lugar.

Foram retirados 17 pontos de energia, 37 edificações em madeira, uma ligação clandestina na rede que distribuía água para as edificações e 10 caminhões de entulho. Cerca de 30 mil metros quadrados foram desocupados.

A localidade, de acordo com o comitê, faz parte de uma área destinada ao Parque Ecológico do DER, não admitindo uso urbano residencial. A outra parte estaria reservada para realocação de famílias excedentes das áreas irregulares mais antigas, e o restante se encontra dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Bartolomeu, na Zona de Conservação da Vida Silvestre, onde também não é permitido o uso urbano.

A operação do Comitê de Governança do Território do DF tem como meta zelar pela área de preservação ambiental permanente em Planaltina. A expectativa é demolir edificações e demarcações de lotes ; cerca de 1,3 mil ; em terras pertencentes ao patrimônio da Terracap.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação