Cidades

Duas pessoas são detidas durante desocupação em Planaltina

Reintegração de posse vai até a próxima sexta-feira (29). Local é considerado área de preservação ambiental

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 27/03/2019 22:04
Como forma de protesto, populares atearam fogos em edificações de madeira Duas pessoas foram detidas, nesta quarta-feira (27/3), no segundo dia de desocupação do terreno localizado na Estância Mestre D;Armas, em Planaltina. O local, que estava ocupado irregularmente desde novembro do ano passado, fica em área de preservação ambiental. Em dois dias de ação, o Comitê de Governança do Território do Distrito Federal destruiu mais de 260 edificações irregulares.

Nesta quarta-feira, algumas pessoas que permaneciam irregularmente no local, protestaram. Alguns ocupantes atearam fogo em madeiras. A Polícia Militar reforçou a segurança dos funcionários que trabalhavam na desocupação. Uma mulher e um homem foram detidos e depois liberados.

Segundo o comitê, a expectativa é desconstruir edificações e demarcações de lotes ; cerca de 1.300 ; em terras pertencentes ao patrimônio da Terracap, até a próxima sexta-feira (29).

Preservação ambiental

A localidade, de acordo com o Comitê de Governança do Território do Distrito Federal, faz parte de uma área destinada ao Parque Ecológico do DER, não admitindo uso urbano residencial. A outra parte estaria reservada para realocação de famílias excedentes das áreas irregulares mais antigas, e o restante se encontra dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Bartolomeu, na Zona de Conservação da Vida Silvestre, onde também não é permitido o uso urbano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação