Cidades

Após morte de religioso, Justiça adia audiência de acusados de desvios

A próxima audiência está marcada para 28 de junho. O vigário-geral de Formosa, Epitácio Cardozo Pereira, 69 anos, morreu devido a infecção generalizada nessa quinta-feira (28/3)

Walder Galvão
postado em 29/03/2019 08:55
Operacao Caifas completa um ano. foto da Igreja Matriz. O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) decidiu adiar audiência de religiosos acusados de desviar mais de R$ 2 milhões dos cofres da Diocese de Formosa. O pedido partiu da defesa, que justificou a solicitação , o vigário-geral de Formosa, Epitácio Cardozo Pereira, 69 anos. Ele estava internado desde o início do mês em Aparecida de Goiânia (GO) e morreu nessa quinta-feira (28/3), devido a uma infecção generalizada.

Mais de , essa seria a primeira vez que os réus seriam interrogados pela Justiça. A próxima sessão está marcada para acontecer em 28 de junho, no Tribunal do Júri de Formosa. Até o momento, apenas testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas. Os promotores à frente do caso não se opuseram à solicitação dos defensores.

Após a deflagração da operação, nove dos 11 réus permaneceram presos por quase 30 dias. Eles tentativa de Habeas Corpus, concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). No entanto, permanecem sob medidas cautelares e estão impedidos de deixar o país, sem autorização judicial, obrigados a comparecer aos encontros na Justiça e a obedecer ao toque de recolher às 22h.

Por duas vezes, a defesa do bispo dom José Ronaldo Ribeiro, apontada como chefe do esquema, impostas a ele em tribunais superiores. Ambas medidas foram negadas, uma no Supremo Tribunal Federal (STF) e outra no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os defensores ainda entraram com novo recurso no STJ para tentar tirar a competência do processo do TJGO e levá-lo a nível federal. O juiz à frente do caso e o Ministério Público avaliam a solicitação.
Na cidade, fiéis decidiram ir à Catedral de Formosa para fazer orações em memória à Epitácio. O construtor Dimas Alves Santana, 49, chegou à igreja às 9h. Ele era conhecido do vigário-geral há mais de 20 anos. ;Ele fez meu casamento e o batizado dos meus filhos. Era uma pessoa bastante tranquila;, frisou. Para Dimas, o sacerdote faleceu sem conseguir provar a inocência. ;Não consigo acreditar naquelas acusações;, disse.

Na Cúria da região, o telefone não para de tocar. Muitos frequentadores da igreja buscam informações sobre a morte e o enterro do religioso. O velório de Epitácio começa às 12h desta sexta, na Capela São Pedro e São Paulo, no Bairro Jardim América, em Formosa. O sepultamento está previsto para às 10h de sábado (30/3), no Cemitério da Concórdia.

Operação Caifás


Deflagradas em 19 de março de 2018, a Operação Caifás investiga desvios milionários dos cofres da Igreja Católica. A suspeita é de que os réus tenham desviado verba arrecadada de casamentos, batizados e de outros eventos promovidos pelas 33 paróquias vinculadas à Diocese de Formosa. Eles teriam adquirido veículos, propriedades e joias com as irregularidades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação