Cidades

GDF cria comitê de gestão integrada para combater grilagem de terras

O grupo será responsável por criar estratégias para acabar com ocupações desordenadas no Distrito Federal

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 29/03/2019 20:48
Nesta semana houve desocupação em Planaltina O Governo do Distrito Federal criou um comitê para combater a grilagem e ocupações desordenadas de terrenos. Além disso, será responsável por criar estratégias com o objetivo de acabar com invasões de terras. A criação do Comitê de Gestão Integrada do Território foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta-feira (29/3).

A intenção, de acordo com o GDF, é usar os serviços de inteligência das polícias Civil e Militar para evitar que assentamentos irregulares se espalhem pela cidade. Uma dessas ações preventivas será a de identificar grileiros e grupos responsáveis por financiar a ocupação de terrenos com o chamado ;kit invasão; ; como materiais de construção e caixas d;água, aberturas de ruas e demarcações de terrenos.

O Comitê de Gestão Integrada será coordenado pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal ; responsável pelas ações estratégicas ; e contará com as participações de secretarias como a Executiva das Cidades; de Desenvolvimento Urbano e Habitação; de Desenvolvimento Econômico; de Agricultura; de Meio Ambiente e de Comunicação. ;Não vamos tolerar novas invasões. Vamos retirar as pessoas e manter a ordem, evitando situações de risco;, avisa o secretário da Casa Civil, Eumar Roberto Novacki.

À frente do comitê operacional estará a Secretaria de Segurança Pública ; vinculada ao comitê estratégico ; com o suporte das polícias Civil e Militar; de Desenvolvimento Social; da Terracap; do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Agência de Fiscalização do DF (Agefis).

Nesta semana, o GDF realizou a desocupação de uma área de preservação ambiental em Planaltina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação