Cidades

Educadora Maria Madalena Torres recebe título de Cidadã Honorária

Ela é fundadora do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia, instituição voltada para a alfabetização de jovens e adultos

postado em 30/03/2019 09:20
Maria Madalena Torres
A educadora Maria Madalena Torres recebeu, na noite da sexta-feira (29/3), o título de Cidadã Honorária de Brasília em reconhecimento da trajetória na educação popular e da importância do trabalho na alfabetização de jovens e adultos do DF. A homenagem foi concedida por iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT).
A educadora foi uma das fundadoras do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), instituição voltada para a alfabetização de jovens e adultos. A entidade, criada em 1989, tem trabalho de reconhecida importância para educação da população da região e foi responsável pela alfabetização de mais de 15 mil jovens e adultos.

Um dos projetos desenvolvidos pela educadora no Cepafre foi o Cine Popular: Conhecimento e audiovisual. A iniciativa deu origam ao tema do mestrado de Maria Madalena na Universidade de Brasília. Em 2018, ela lançou o livro O cinema como linguagem na alfabetização de jovens e adultos trabalhadores. A professora foi ainda uma das retratadas no livro Mulheres inspiradoras, organizado por Gina Vieira Pontes e Vitória Régia de Oliveira Pires.

O distrital Chico Vigilante (PT) justificou a homenagem pela relevância do trabalho prestado pela professora ;"sobretudo na educação popular e na formação de educadores;. Em 2012, Madalena já havia sido homenageada pela deputada Arlete Sampaio (PT). À época, a educadora recebeu moção honrosa ;por despertar em seus alunos rica relação com a experiência vivida e por acreditar na educação como a mais importante ferramenta de mudança social;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação