Cidades

Demora no atendimento resulta em confusão no Hospital Santa Maria

Pacientes ficam revoltados com a demora para a assistência e tentam invadir área restrita da unidade de saúde

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 30/03/2019 23:12
A morosidade no atendimento para quem precisa de assistência médica resultou, na noite deste sábado (30/3), em uma confusão generalizada no Hospital Santa Maria.

Segundo a Polícia Militar, a discussão começou ainda no saguão da unidade de saúde. Ainda de acordo com a corporação, alguns pacientes tentaram invadir a área restrita do hospital. Os seguranças da unidade de saúde precisaram intervir.

Todos os envolvidos foram encaminhados para a 20; Delegacia de Polícia Civil. A reportagem tentou contado com o delegado de plantão, que informou que ouviria todos os envolvidos.

A Secretaria de Saúde do DF se pronunciou por meio de nota, em que disse lamentar o ocorrido e estar apurando o caso junto com a admistração do hospital e com as autoridades policiais. Confira a nota completa.

Nota da Secretaria de Saúde do DF


O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) lamenta que, neste sábado (30), familiares de pacientes que aguardavam atendimento na pediatria tenham invadido o pronto-socorro e agredido dois vigilantes e um servidor.

O caso esta sendo devidamente apurado pela administração do hospital e autoridades policiais.
O problema aconteceu no momento em que o pronto socorro infantil estava superlotado em função da grande demanda de pacientes na região.

O hospital, tem 12 leitos no pronto-socorro infantil, mas estava operando com 10 leitos a mais, totalizando 22 pacientes. Além dos pacientes internados no PS, outras crianças também estavam sendo assistidas na internação do quarto andar da unidade.

Em razão da sobrecarga, passou a operar com bandeira vermelha e receber apenas os casos graves. 18 casos crianças já tinham sido socorridos ao longo do dia. As demais passaram por triagem, serviço para verificar sinais vitais e avaliar a situação de cada caso, garantindo que as mais críticas não ficassem sem atendimento.

A escala contou com três pediatras pela manhã, quatro no período vespertino e dois à noite.

A Secretaria da Saúde esclarece, que este hospital esta sendo transferido para o modelo de gestão do IGESDF - Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal e em breve fará parte da expansão do modelo que está vigente no Hospital de Base.

Mesmo assim o IGESDF já enviou insumos e medicamentos ao HRSM e através da sua equipe de manutenção já desbloqueou três salas cirúrgicas que estavam inoperantes, ativou pontos de oxigênio, camas elétricas, monitores, berços e incubadoras neonatal.

Com a ampliação definitiva do novo modelo de gestão em curso, na área da Pediatria serão ampliados os leitos, além de reforçar os recursos humanos, com a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos em saúde para atender a população.

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