Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 31/03/2019 21:06
O Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começaram, neste domingo (31/3), as investigações a respeito da queda de um monomotor na cidade de Guapé, no Sul de Minas Gerais. O acidente foi no fim da tarde de sábado (30/3). Duas pessoas morreram, o Tenente-Coronel Anderson Jean Oliveira Silva, 43, e o empresário Francisco Tony Brixi Souza.Francisco tinha 58 anos e era um dos denunciados na Operação Caixa de Pandora, que apurou irregularides em contratos de informática com o governo do DF. Já o Tenente-Coronel Anderson fazia parte da Força Aérea Brasileira desde 1995, e estava no efetivo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). Em nota, o Comando da Aeronáutica lamentou o ocorrido e informou estar "prestando todo o apoio necessário aos familiares do militar".
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Anderson e Tony Brixi participavam do primeiro encontro de aviadores de Guapé. Pouco após a decolagem, a aeronave bateu contra um barranco no aeródromo de uma pista particular da cidade. Eles morreram no momento da colisão. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Varginha, também no Sul de Minas. Neste domingo (31/3), o corpo do empresário foi encaminhado para Brasília. Já o de Anderson Jean Oliveira Silva foi levado para o interior de São Paulo.
Investigação
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica detalhou que "o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) investiga os fatores contribuintes para o acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-ZVY, ocorrido em Guapé (MG)".
As primeiras apurações já foram realizadas no último sábado. Os peritos fotografaram cenas, retiraram partes da aeronave para análise, reuniram documentos e ouviram relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. ;A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram;, concluiu a FAB.