Cidades

Oficial da FAB e empresário do DF morrem em queda de avião no Sul de Minas

Vítimas participavam de um encontro de aviadores na cidade de Guapé. Entre os mortos está Francisco Tony Brixi Souza, denunciado na Operação Caixa de Pandora, que apurou irregularidades em contratos de informática com o governo

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 31/03/2019 21:06
Monomotor bateu em barranco após decolagem O Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começaram, neste domingo (31/3), as investigações a respeito da queda de um monomotor na cidade de Guapé, no Sul de Minas Gerais. O acidente foi no fim da tarde de sábado (30/3). Duas pessoas morreram, o Tenente-Coronel Anderson Jean Oliveira Silva, 43, e o empresário Francisco Tony Brixi Souza.

Francisco tinha 58 anos e era um dos denunciados na Operação Caixa de Pandora, que apurou irregularides em contratos de informática com o governo do DF. Já o Tenente-Coronel Anderson fazia parte da Força Aérea Brasileira desde 1995, e estava no efetivo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). Em nota, o Comando da Aeronáutica lamentou o ocorrido e informou estar "prestando todo o apoio necessário aos familiares do militar".
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Anderson e Tony Brixi participavam do primeiro encontro de aviadores de Guapé. Pouco após a decolagem, a aeronave bateu contra um barranco no aeródromo de uma pista particular da cidade. Eles morreram no momento da colisão. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Varginha, também no Sul de Minas. Neste domingo (31/3), o corpo do empresário foi encaminhado para Brasília. Já o de Anderson Jean Oliveira Silva foi levado para o interior de São Paulo.

Investigação

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica detalhou que "o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) investiga os fatores contribuintes para o acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-ZVY, ocorrido em Guapé (MG)".

As primeiras apurações já foram realizadas no último sábado. Os peritos fotografaram cenas, retiraram partes da aeronave para análise, reuniram documentos e ouviram relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. ;A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram;, concluiu a FAB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação