Cidades

Estudante da Escola Classe 106 Norte é picado por escorpião na sala de aula

Por conta do ocorrido, na manhã desta terça-feira (2/4) técnicos enviados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal retiram carteiras e outros materiais que, acumulados, servem de abrigo para os escorpiões

Patrícia Nadir - Especial para o Correio
postado em 02/04/2019 11:33
Escorpião picou aluno de 10 anos dentro da escola Um estudante de 10 anos foi picado por um escorpião na Escola Classe 106 Norte. O incidente aconteceu na semana passada, mas o caso veio à tona somente agora. As informações são de que o aluno passa bem e apresentou apenas inchaço no dedo.
A vice-diretora da escola, Lisete Prediger, relatou que o aluno estava na sala de aula na hora do ocorrido. "Ele nos contou que no momento que abriu o estojo sentiu uma picada, depois, ficou em estado de choque. Num primeiro momento, a professora não entendeu o que estava acontecendo. Mas assim que entendemos, contatamos à mãe dele e, logo em seguida, ele foi encaminhado ao Hran." Após a situação, funcionários da escola fizeram uma busca no local, mas não encontraram o inseto.
Por conta do episódio, na manhã desta terça-feira (2/4), técnicos enviados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal retiram carteiras e outros materiais que, acumulados na instituição de ensino, servem de abrigo para os escorpiões.

Ontem (1;/4), representantes da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto estiveram no colégio e constataram a aglomeração de entulhos. A unidade escolar está com a dedetização e desratização em dia, segundo a Secretaria de Educação. A pasta informou que uma nova dedetização está marcada para sexta-feira (5/4).

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) detalhou que vai enviar técnicos ao local para verificar a situação e realizar, ainda esta semana, a roçagem do mato alto na área externa da escola.

Rapidez no socorro

Em casos de picadas de escorpiões, o socorro deve ocorrer em, no máximo, uma hora. É comum sentir dor e formigamento no local da ferida. O paciente deverá procurar atendimento emergencial em clínica médica nos hospitais da rede pública.
Quem encontrar algum animal peçonhento deverá entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo número da Ouvidoria da Saúde: 160.

Prevenção

Na natureza, os escorpiões costumam se alimentar, principalmente, de baratas, grilos e cupins, mas podem sobreviver longos períodos sem comida e sem água. Para evitar a aproximação deles, a Vigilância Ambiental recomenda fazer o controle desses insetos e tomar medidas que impeçam o acesso dentro de casa. Veja recomendações abaixo:
  • Instalar proteção em ralos e tomadas da casa,
  • Não deixar frestas nas paredes e muros;
  • Colocar proteção embaixo da porta;
  • Evitar o acúmulo de restos de materiais de construção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação