Cidades

NÃO PUBLICAR: Teleaulas da rede pública de ensino começam segunda-feira

Programação de três horas diárias (das 9h às 12h) terá conteúdos desde a educação precoce ao ensino médio. De acordo com o secretário de Educação, João Pedro Ferraz, ainda não é possível dizer se as atividades contarão como dias letivos

Agatha Gonzaga
postado em 02/04/2019 05:00
Secretário de Educação ainda não sabe informar se as teleaulas contarão como dias letivos As transmissões de aulas da rede pública na rede televisiva começam na segunda-feira (06/04). O programa Escola em Casa DF possibilitará a retomada das atividades educacionais, suspensas há quase três semanas como medida para conter a pandemia da Covid-19. De acordo com o governo, essa primeira etapa ocorrerá por meio da televisão, e em outros estágios por outras plataformas, para atingir o máximo de estudantes de todas as etapas de ensino.

Para ter acesso à programação, os estudantes devem sintonizar no canal 53.1 e 53.2, da TV Justiça. De segunda a sexta-feira, os conteúdos didático-pedagógicos serão reproduzidos, das 9h às 12h, para atender as diversas etapas e modalidades de ensino abrangidas pela rede. De acordo com a Secretaria de Educação, o governo ajusta os detalhes finais para disponibilizar a programação também na TV Gênesis, canal evangélico que opera no DF.

A grade terá entre 15 e 30 minutos para cada etapa/modalidade de ensino. Haverá conteúdo para a educação precoce, para os Centros de Educação Especial, educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, ensino médio em tempo integral (Emti), educação de jovens e adultos (EJA), educação profissional e, ainda, educação física em movimento.

;Queremos manter esse vínculo, ainda que não seja possível, neste momento, afirmar se essas ações contarão ou não como dias letivos;, esclarece o secretário de Educação, João Pedro Ferraz.

Para o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), a medida não é eficaz. ;A partir do momento que não atinge 100% dos alunos, já começa sendo algo excludente. Lembrando que não poderá contar como dia letivo. Não garante o direito à Educação Pública de qualidade para todos. Ninguém tem condições de afirmar quanto tempo irá durar essa pandemia, pode ser dois, três ou mais meses. Então, quando tudo isso passar e voltarmos à normalidade, com as aulas presenciais, discutiremos a recomposição do calendário escolar. No momento, devemos nos preocupar com a saúde e a vida de todos", garantiu Samuel Fernandes, diretor do Sinpro-DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação