Cidades

Programa SOS DF totaliza 44 mil ações em três meses de governo

Um dos principais projetos do GDF no início do mandato, o programa emergencial promoveu medidas e obras de reparo e infraestrutura na capital. Saúde, educação e segurança também se beneficiaram com a mobilização

Alexandre de Paula
postado em 04/04/2019 06:00
Placa sos df

O SOS DF, uma das apostas do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), está em fase final. O programa encerra-se neste mês e realizou 44.185 ações ao longo dos primeiros 90 dias de governo do emedebista. Com orçamento apertado e discurso de contenção de gastos, o chefe do Executivo local deu prioridade, sobretudo, às obras de recuperação em todas as regiões administrativas. Ibaneis justificou, em diversas declarações, a decisão de investir nos reparos, uma vez que o DF sofre com problemas graves de infraestrutura.

O projeto voltado para as obras marcou a primeira grande ação do governo neste mandato ; lançado em evento pomposo e com ares de festa em Ceilândia em janeiro ; e foi o carro-chefe do início da gestão, ao lado de outros setores definidos como prioritários pelo GDF, como saúde, segurança e educação. Essas áreas foram também contempladas com programas específicos agrupados pelo guarda-chuva do SOS DF.

O programa, porém, está em fase final. Segundo a Secretaria de Obras, o SOS DF termina no próximo dia 13 nas regiões administrativas, estendendo-se até dia 18 na zona central. Segundo a pasta, o projeto foi dividido em três fases para que todas regiões administrativas recebessem as equipes de trabalho em três oportunidades. Em média, 600 pessoas foram mobilizadas por dia para os reparos. De acordo com a pasta, ainda não há um balanço do investimento total no programa.

;O valor investido somente será totalizado após a conclusão dos trabalhos;, informou a assessoria de imprensa da pasta.
Entre as mais de 44 mil ações, destacou a secretaria, estão serviços de tapa-buraco, roçagem, poda de árvores, troca de lâmpadas, jardinagem, recuperação de sinalização horizontal e vertical, limpeza geral, limpeza de bocas de lobo, recolhimento de entulho e recuperação de cercas, entre outros.

Ritmo reduzido


Para efetivar o trabalho, houve uma ação conjunta entre os diversos setores do governo. Várias outras pastas participaram das ações, além de órgãos ligados ao GDF, como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Serviço de Limpeza Urbano (SLU) e o Departamento de Trânsito (Detran). ;Percebemos, andando pela cidade e conversando com as pessoas, que havia um certo de ar de abandono. O que queremos é que a população se sinta cuidada, que ela saiba que, se algum serviço não foi feito, pode ter confiança de que será realizado;, afirmou o secretário adjunto de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.

Apesar de avaliar que o programa superou as expectativas iniciais, Carvalho reconheceu que não foi possível resolver tudo o que era necessário. ;Alcançamos as metas, mas, infelizmente, as demandas de serviços também superaram em muito o que esperávamos. Temos a consciência de que não resolvemos tudo;, admitiu. ;O importante é que, apesar de os problemas não estarem todos resolvidos, agora estão sendo solucionados;, acrescentou.

Com o fim do programa, o ritmo da realização de serviços será reduzido. ;O SOS, como o próprio nome deixa claro, foi um socorro emergencial. Tiramos o paciente da UTI e, agora, vamos cuidar dele. Não vai ser com a mesma intensidade, até porque o custo dessa investida é alto;, explicou o secretário adjunto.

A intenção agora, destaca, é conseguir montar estrutura capaz de manter bem atendidas as administrações regionais. ;Estamos debatendo muito como faremos para deixar as RAs com capacidade de ser bem servidas. Isso é fundamental para que o trabalho continue sendo realizado constantemente.;


O governador Ibaneis Rocha inaugurou o SOS DF em janeiro, em Ceilândia


O governador Ibaneis Rocha inaugurou o SOS DF em janeiro, em Ceilândia

Radiografia

44.185
Total de intervenções realizadas pelo SOS DF até agora
600
Número médio de profissionais mobilizados diariamente para as ações
16 mil
Quantidade estimada de cirurgias eletivas realizadas pelo SOS DF
14
Total de delegacias reabertas pelo SOS Segurança

Cronograma

Confira em quais locais o SOS DF atuará nos próximos dias

Até 6 de abril
; Taguatinga
; Águas Claras
; Arniqueiras
; Cruzeiro
; Sudoeste
; Noroeste
; Samambaia
; Brazlândia

De 7 a 13 de abril

; Riacho Fundo 1 e 2
; Vicente Pires
; Estrutural
; SIA
; Plano Piloto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação