Cidades

Galpão onde trabalhava vítima de leptospirose é interditado pelo SLU

Vigilância considera grande a chance de a infecção ter ocorrido no local de trabalho da vítima

postado em 04/04/2019 18:58

RatoApós a confirmação da primeira morte por leptospirose em 2019, a associação dos catadores de papéis do Setor de Garagens Norte foi interditada. A vítima, Marcelo Nunes da Silva, 20 anos, trabalhava no local há dois anos e morreu em 18 de março.


De acordo com a Secretaria de Saúde, a Vigilância Epidemiológica esteve no local e considera grande a chance de a infecção ter ocorrido no espaço de trabalho do catador. Na visita, instruiu os trabalhadores a respeito da higienização e limpeza do ambiente. Segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), ações de desratização serão aperfeiçoadas para que ocorram com frequência.

Em nota, o SLU informou que medidas foram tomadas. O local, desratizado com o apoio da Vigilância em Saúde, está fechado para o trabalho de catadores. Além disso, duas cooperativas, que ocupavam o espaço de maneira informal estão em processo de contratação pelo serviço e foram transferidas de forma definitiva para os galpões do SAAN e SCIA.
Segundo o órgão, os contratos não foram assinados antes pois as cooperativas não tinham toda a documentação necessária.
Como medida preventiva, a Vigilância em Saúde organizou o calendário de fiscalização das condições sanitárias dos espaços de reciclagem e, com o apoio da Secretaria de Saúde, o SLU vai providenciar a vacinação contra tétano, febre amarela, hepatite e tríplice viral para os catadores que se interessarem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação