Cidades

Secretário de Educação faz vistorias em escolas inundadas pela chuva

Temporal inunda EC 502 e aulas são suspensas em Samambaia. Na EC 425, forro desabou. No Centro de Educação de Primeira Infância Algodão do Cerrado, o atendimento também está suspenso. Ninguém ficou ferido

Alan Rios
postado em 05/04/2019 09:18
Temporal alaga escolas de Samambaia e aulas são suspensas
Na manhã de hoje (5/4), o secretário de Educação Rafael Parente faz uma vistoria nas unidades de ensino e na creche atingidas pelo temporal de ontem (4/4) em Samambaia. As informações preliminares são de que a enxurrada danificou materiais provocando a queima de equipamentos elétricos, além de danificar o forro. A Coordenação Regional de Ensino está fazendo o levantamento de danos em todas as unidades escolares da região.
A primeira vistoria da pasta foi na Escola Classe 502, onde o secretário fez promessas de trabalho intenso. "Começamos ações de reparo ontem (4/4) e vamos continuar nesta sexta, sábado e domingo, para que segunda-feira as aulas voltem ao normal", disse Rafael.

Uma das maiores preocupações dos educadores é com a parte elétrica das escolas, já que muitas tomadas e luminárias foram molhadas pelas infiltrações. "Nesses locais que não haverá como reparar até segunda, vamos isolar algumas salas para gatantir a integridade dos alunos."
A segunda instituição visitada por Rafael foi a Escola Classe 425, a mais prejudicada pelo temporal. Nela, o pedaço do teto de uma sala do ensino fundamental desabou. Em vídeos, os professores também mostraram escadas, rampas e pátio completamente tomados pela água.

Desabafo

Os educadores aproveitaram para desabafar sobre as condições de trabalho na instituição, como Ana Mara Rodrigues, professora do 1; ano. "Corremos risco de acontecer uma tragédia aqui. Isso não é exagero, é um pedido de socorro real. Insistimos em ficar aqui na escola porque acreditamos que podemos mudar."
Areia do parque foi tomada pela água
Em 2014, a mesma sala do 425 passou por um problema no teto. Um forro caiu na cabeça de uma criança, que precisou de atendimento médico. Foram realizadas reformas no local, mas o problema voltou ontem. "Os professores agiram rápido e protegeram os estudantes, porque se as crianças não tivessem saído antes poderia ter acontecido um acidente", explicou o secretário.

O coordenador da Regional de Ensino de Samambaia também ressaltou a atuação dos educadores: "Eles seguiram as recomendações e preservaram a saúde dos alunos. Agora, daqui para frente, vamos trabalhar para repor essas aulas perdidas".

Suspensão das aulas

As aulas na Escola Classe 502, em Samambaia, estão suspensas após a escola ter sido inundada pelo temporal que caiu nessa quinta-feira (4/4) na cidade. No Centro de Educação de Primeira Infância (Cepi) Algodão do Cerrado, o atendimento às crianças também está suspenso. Na Escola Classe 425, o forro de uma das salas desabou. Nenhuma criança ficou ferida, porque elas foram retiradas a tempo e as aulas, nessa unidade, foram mantidas.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação