Cidades

Vacinação contra a gripe começa na próxima semana para crianças e gestantes

Os demais públicos-alvo farão parte da segunda fase da campanha, que começa em 22 de abril

Caroline Cintra
postado em 05/04/2019 16:38
Vacinação contra gripe
Crianças e gestantes poderão se vacinar mais cedo contra o vírus da gripe, o Influenza, este ano. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, destinada a este público, começa na próxima quarta-feira (10/4) nas salas de vacinas do Distrito Federal e vai até 18 de abril.
O Ministério da Saúde decidiu ampliar a imunização para o público infantil, que até o ano passado só vacinava menores de 5 anos de idade. Agora, crianças até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade poderão ser imunizadas.

"Temos incentivado cada vez mais os pais a levarem os filhos às salas de vacinação, para que eles estejam imunes. Ano passado, usamos vários meios de comunicação para informar e também formas de incentivar outras secretarias a levar o incentivo aos pais", disse o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.

A segunda etapa da campanha terá início em 22 de abril, para as mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativa e população privada de liberdade e servidores do sistema prisional. Para este público, a vacinação vai até 31 de maio.

Os idosos, que anteriormente faziam parte do primeiro grupo, agora devem ser vacinados no segundo período. "É muito importante destacar isso para que os idosos não se desloquem de forma desnecessária", afirmou a secretaria adjunta de Assistência a Saúde, Renata Rainha.

A Secretaria de Saúde espera vacinar 90% de cada grupo prioritário, somando 778.627 pessoas. Ao todo, o público-alvo é composto por 789.249 pessoas. Dentro das prioridades, é esperado vacinar 65.010 crianças de seis meses a menores de 2 anos; 156.829 de dois anos a menores de cinco anos; e 32.505 gestantes.

O Dia D da Mobilização Nacional será em 4 de maio. Na data, 111 salas de vacinação estarão funcionando, das 8h às 17h, ininterruptamente, para todos os públicos.

Casos no DF


De acordo com dados da Secretaria de Saúde, houve o registro de morte de uma criança menor de 4 anos no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) por Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Ao todo, foram notificados 151 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 113 por VSR, 11 de adenovírus, 9 de metapneuvirus, 6 parainfluenza 1, 5 parainfluenza 3, 4 H1N1, 1 coronavírus, 1 Flu A não subtipado e 1 Flu A/H3 sazonal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação