Cidades

Confira fotos do ensaio para a Via Sacra do Morro da Capelinha

No domingo (7/4), o grupo realizou o último ensaio antes da apresentação, que promete um grande espetáculo de fé, amor e dedicação

Juliana Andrade
postado em 08/04/2019 06:00
fotos do ensaio da Via Sacra no Morro da Capelinha


Faltam poucos dias para a Sexta-feira Santa e a Via Sacra de Planaltina, no Morro da Capelinha, está quase pronta para sua 46; encenação da paixão de Cristo. No domingo (7/4), o grupo realizou o último ensaio antes da apresentação, que promete um grande espetáculo de fé, amor e dedicação.

Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, a Via Sacra no Morro da Capelinha leva milhares de pessoas a Planaltina para assistir e relembrar a condenação, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. ;Para nós, cristãos, isso é muito importante. É uma forma de a gente reviver esse momento de fé e doação;, destaca Uarlen Dias, coordenador-geral do espetáculo.

Os ensaios do grupo começaram no início da quaresma, na Quarta-feira de Cinzas. Os atores se reuniram durante a semana, e principalmente aos domingos, para o ensaio no morro. Segundo a organização, cerca de 1.400 pessoas integram a equipe, sendo que aproximadamente 700 são atores. O diretor de encenação, Júnior Ribeiro, adianta que este ano há novidades nos cenários e nos figurinos. Para ele, o público deve esperar um espetáculo emocionante e belo. ;Procuramos deixar tudo o mais fiel e bonito possível. Como o nosso lema diz, realismo, emoção e fé é o que precisamos manter;, afirma.

[FOTO1364683]

Mais que uma atuação


O advogado Marcelo Ramos, 31 anos, vive o papel principal, o de Jesus. Ele está na Via Sacra há oito anos e, há cinco, interpreta Cristo. Para ele, a preparação é intensa, mas vale a pena. ;É uma emoção sem igual. É um momento muito especial na minha vida, é o mais esperado do ano;, garante.

O diretor de encenação comenta que grande parte dos atores eram espectadores que se encantaram e procuraram o grupo para participar. É o caso da estudante Bruna Emilyn Santos, 23. Até os 15, ela comparecia ao morro para assistir à encenação. Hoje, atua no papel de leprosa. ;Eu sempre fui católica. Para mim, é gratificante poder evangelizar através da arte;, garante.

Anos de dedicação


Não é muito difícil encontrar alguém que esteja há anos contribuindo com a Via Sacra. Seja como espectador, seja como ator, a encenação faz parte da história e do calendário da cidade. A pedagoga Milena Guimarães, 41, está há 27 anos no grupo e, pela segunda vez, interpretará o papel de Maria de Nazaré. ;Para mim, é como tocar um pedaço do céu. É uma emoção única, indiscutível;, diz.

A enfermeira Selma de Oliveira, 40, também acumula anos de experiência. Ela conta que começou a fazer parte da Via Sacra quando tinha apenas 9 anos, a convite de uma vizinha. Hoje, ela faz o papel da rainha Herodíades. ;Eu já encenei grávida, já subi descalça com a minha filha no colo. Quando chega essa época, é algo surreal. A gente se emociona, chora;, ressalta.


Programe-se

A programação da Via Sacra de Planaltina começa no próximo sábado, com a Via Sacra Infantil, e segue até o domingo de Páscoa com shows católicos. Confira!

13 de Abril

; 16h - Encenação Via Sacra das Crianças
; 19h - Acolhida com animação, pregação e oração
; 20h - Show com Edilson Lima
; 22h - Show com banda Dominus
; Local: Estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas

14 de Abril

Domingo de ramos
; 15h - Procissão capela São Leonardo Murialdo
; 20h - Celebração eucarística
Local: Estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas

18 de Abril

Quinta-feira Santa
; 20h - Celebração Eucarística e encenação da Santa Ceia
; Local: Estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas

19 de abril

Sexta-feira Santa
; 16h - Encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo
; Local: Morro da Capelinha 21 de abril

Domingo de Páscoa
; 16h - Acolhida com animação, preparação para a Santa Missa
; 17h - Missa sertaneja com padre Adão Soares
; 20h - Show com Eliana Ribeiro
; 22h - Show com Thiago Brado
; 23h30 - Encerramento
; Local: Estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação