Cidades

GDF inaugura Centro Especializado de Atendimento à Mulher na 102 Sul

Na solenidade, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que o objetivo é ter um centro de atendimento em cada região administrativa do DF

Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 08/04/2019 16:00
Governador Ibaneis Rocha e chefe da Secretaria da Mulher, Ericka Filippelli na cerimônia de lançamento do espaço que fará acolhimento das vítimas de violênciaO Governo do Distrito Federal inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8/4), o Centro Especializada de Atendimento à Mulher (Ceam), na estação de metrô 102 Sul. Na solenidade, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que o intuito é que cada região administrativa tenha um espaço de atendimento às mulheres que em situação de violência. As próximas cidades a receberem o centro são Ceilândia e Planaltina.

"Iniciar a semana com um conquista dessa me deixa muito feliz. Um dos objetivos dessa ação é investir no empoderamento da mulher. Hoje, o que fazemos aqui é uma medida paliativa. O objetivo é expandir para as cidades", disse Ibaneis.

Em seu discurso, o chefe do Executivo local destacou o caso de feminicídio que aconteceu recentemente no Paranoá. "Eu fiquei horrorizado com esse assassinato. A mulher tem filhos e nós precisamos ir atrás deles, saber como estão e acompanhar. Precisamos de campanhas de conscientização para que Brasília seja um exemplo no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher", completou o governador.

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, explicou que um dos diferenciais do novo centro é um atendimento ampliado, e não apenas psicossocial, como anteriormente. "Agora haverá a integração com outros serviços. Teremos um carro disponível aqui para levar as mulheres à delegacia. Teremos agora a vinda da Defensoria Pública, que amplia o leque de acesso das mulheres ao Judiciário e aos direitos delas", disse.

Além disso, haverá a implementação de um sistema chamado Empodera, com o intuito de ter todas as informações do caso de cada mulher. O sistema está em fase de teste.

Também estiveram na solenidade a primeira-dama do DF, Mayara Noronha; o vice-governador, Paco Britto; o secretário de Segurança, Anderson Torres; a delegada da mulher, Sandra Melo, entre outras autoridades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação