Jornal Correio Braziliense

Cidades

Após falhas em sistema, Ibaneis diz que subsecretaria substituirá o DFTrans

Sem falar em prazos, o governador pediu paciência aos usuários do sistema

Após enxurrada de críticas e de reclamações motivadas por falhas no sistema de bilhetagem, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou nesta segunda-feira (8/4) que extinguirá o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). ;Só tem dado trabalho e desrespeito à população. É uma central de corrupção;, justificou o emedebista, referindo-se a escândalos envolvendo a autarquia (Leia Memória).

Apesar de ser a primeira vez que Ibaneis diz que acabará com o órgão, o GDF já havia anunciado que o sistema de bilhetagem seria transferido para o Banco de Brasília (BRB), com o intuito de evitar e coibir fraudes. Na segunda-feira (8/4), Ibaneis explicou que será criada uma subsecretaria, para substituir completamente o DFTrans.
;Eu já estou com o processo bem avançado e vou levar toda a bilhetagem para o BRB. Então, o BRB está montando, com a parte de tecnologia, toda essa transferência. Acabou a transferência da bilhetagem, eu vou acabar com o DFTrans;, explicou o governador.

A subsecretaria, de acordo com o governador, será responsável pelo setor de fiscalização e ;resolverá plenamente a questão do DFTrans, que hoje só causa problema à comunidade;, garantiu o chefe do Executivo local. ;Essa é a maneira de dar dignidade à população;, completou.

Sem falar em prazos, Ibaneis pediu paciência aos usuários do sistema. ;Peço paciência à comunidade, peço desculpas, mas eu recebi o sistema nessa situação e vou levar um tempo para solucionar;, justificou. Segundo ele, o sistema é ;tão confuso que até para fazer essa transferência é difícil;.

O Correio questionou a Secretaria de Mobilidade sobre o cronograma para a transferência, as alterações e o prazo para a conclusão do processo. A pasta informou que as mudanças ainda estão em fase de análise.

Problemas

Os usuários de transporte que tentaram passar o vale-transporte, na manhã de segunda-feira (8/4), foram surpreendidos por uma mensagem de saldo insuficiente. O jeito foi tirar o dinheiro do bolso para seguir viagem.

Funcionários do posto de atendimento do DFTrans da Rodoviária do Plano Piloto afirmaram, ainda pela manhã, que o bloqueio foi causado por uma falha no sistema. Mais tarde, no entanto, o órgão enviou nota oficial afirmando que a medida estava programada para coibir fraudes. ;A diretoria do DFTrans está fazendo auditorias nos processos do órgão e um dos principais problemas levantados são as fraudes nos cartões do transporte público. Em fevereiro, o DFTrans comunicou, por e-mail, a cerca de 27 mil usuários, de que eles teriam os cartões bloqueados preventivamente por suspeita de uso irregular;, diz o texto. ;O órgão estabeleceu um prazo para que esses usuários pudessem esclarecer a necessidade de usar o cartão além de seis acessos diários. Pouco mais de 250 usuários responderam a notificação.;

No entanto, devido ao tumulto, o órgão decidiu desbloquear os cartões e deu prazo de 10 dias para que os usuários atingidos regularizem a situação. As justificativas devem ser feitas presencialmente no DFTrans ou enviadas para o e-mail cadastro@dftrans.df.gov.br.

Porteiro e estudante de administração Pedro Henrique Alves, 21,lamentou que, pelo erro de pessoas que realmente fraudam o sistema, um grande número de usuários foi punido sem cometer qualquer irregularidade. Ele ; que pega em média seis ônibus por dia com integração e, em alguns casos, é obrigado a usar mais vezes para fazer trajeto para o trabalho e faculdade ; teme perder o emprego por causa de atrasos. ;Estou sendo punido por batalhar pelos meus estudos;, criticou. O trabalho, conta, é a forma que tem de pagar a faculdade.

Morador de Samambaia, o técnico de enfermagem Espedito Mathias, 49 anos, ficou horas na fila do DFTrans em busca de resolução para o problema. Saiu de lá apenas com uma declaração de presença para que tentasse justificar a ausência no emprego. ;Foi tanto tempo para conseguir esse pedaço de papel que me atrasou ainda mais. Situação cansativa e humilhante;, reclamou.