Cidades

Campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã em todo DF

Crianças e gestantes são o público alvo nesta primeira etapa. A partir de 22 de abril, idosos, professores, trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas com doenças crônicas entram para a lista de prioridades

Bruna Lima
postado em 09/04/2019 15:25
A Secretaria de Saúde espera vacinar mais de 32 mil gestantes
A partir desta quarta-feira (10/4), crianças de até 5 anos e mulheres grávidas podem comparecer a qualquer posto de saúde para receber a imunização gratuita contra a gripe. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza vai até 18 de abril. O período para o restante do grupo prioritário receber a dose começa em 22 de abril e vai até 31 de maio.

Os idosos, que antes eram incluídos neste primeiro momento, agora passarão a se vacinar na segunda etapa, juntamente a mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativa e população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.

A Secretaria de Saúde espera vacinar 90% de cada grupo prioritário, somando 778.627 pessoas. Ao todo, o público-alvo é composto por 789.249 pessoas. Dentro das prioridades, é esperado vacinar 65.010 crianças de seis meses a menores de 2 anos; 156.829 de dois anos a menores de cinco anos; e 32.505 gestantes. O Dia D de Mobilização Nacional está marcado para 4 de maio. Este é o único sábado durante a campanha em que os postos estarão funcionando. Serão 111 salas de vacinação abertas em todo o Distrito Federal, das 8h às 17h.

Prevenção e tratamento


A imunização é uma das medidas mais efetivas para prevenir gripe e suas complicações, afirma a Secretaria de Saúde do DF. "As vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), durante as campanhas, são constituídas por vírus inativados e, portanto, são seguras e não causam a doença", esclarece a pasta.

Para monitorar a circulação do vírus, tratar pacientes e elaborar ações necessárias de combate, o Distrito Federal possui sete unidades sentinelas da gripe. Casos de síndrome gripal (SG) são enviados para os hospitais da Asa Norte (Hran), do Gama (HRG), Taguatinga (HRT), Santa Maria (HRSM) e o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Já as referências para pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) internadas em UTI são o Hospital Santa Helena e o Hospital Brasília.

Casos

Em 2019, a Secretaria de Saúde registrou uma morte em decorrência Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A paciente era uma criança com menos de seis anos, faixa de idade incluida entre as prioridades de vacinação. Foram confirmados 151 casos de SRAG. Destes, 113 foram em decorrência do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Também houve 11 pacientes que contraíram adenovírus, nove metapneumovírus, seis parainfluenza 1, cinco parainfluenza 3, quatro H1N1, um coronavírus, um Flu A não subtipado e um Flu A/H3 sazonal.
No ano passado, foram confirmados 639 pacientes que contraíram a síndrome respiratória aguda grave.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação