Fabíola Testi*
postado em 10/04/2019 17:26
Teve início nesta quarta-feira (10/3) a Campanha de Vacinação contra a Influenza nas unidades de saúde do Distrito Federal. O objetivo da ação é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza.
crianças de até 5 anos e mulheres grávidas e mulheres grávidas marcaram presença em diversos postos da cidade. Até 21 de abril, a primeira fase da campanha do Ministério da Saúde é voltada para gestantes e crianças de seis meses até menores de seis anos. Historicamente, são o público com menor índice de vacinação dentre o público-alvo. A meta estipulada pelo governo federal é vacinar 90% deles.
Marilene Cardoso, 44 anos, funcionária do Centro de Saúde n; 9, no Cruzeiro, fala da importância do combate à doença. ;O grupo de risco deve tomar a vacina por conta da imunidade reduzida, é algo que precisa ser levado a sério;, afirma. Marilene conta também que o dia foi marcado por tranquilidade e rapidez. ;Atendemos até agora 67 pessoas. Durante a semana o fluxo deve ficar ainda maior;, afirma.
Raquel Borges, 34 anos, mãe do Arthur, 3, elogiou o atendimento. ;É muito importante se prevenir contra os vírus da gripe. Fiquei surpresa ao chegar aqui e não ter fila, fui atendida em 5 minutos;, conta.
O morador do Sudoeste José de Ribamar Duarte, 35 anos, leu sobre a campanha nas redes sociais do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. No primeiro dia de vacinação já levou sua filha Mariana, 1 ano e 8 meses, para se imunizar. ;Vi no Twitter e trouxe minha filha, o atendimento foi rápido e excelente".
PRÓXIMA FASE
A partir de 22 de abril até 31 de maio, as doses da vacina serão disponibilizadas ao restante do público-alvo.
Além das crianças e gestantes, devem se imunizadas as mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medida socioeducativa, a população privada de liberdade e os servidores do sistema prisional.
SALAS DE VACINA
Estarão disponíveis 130 salas de vacinação no DF, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio, a partir desta quarta-feira (10), pelo telefone 160 (Disque-Saúde).
O Dia D de Mobilização Nacional está marcado para 4 de maio. Nesta data, 111 salas de vacinação, no Distrito Federal, estarão funcionando, das 8h às 17h, ininterruptamente.