Cidades

Site Brasília City é lançado para orientar os turistas que vêm à capital

Iniciativa da Fecomércio-DF e do Sebrae-DF, com apoio do Correio Braziliense, o site foi lançado na segunda edição do Seminário Destinos Turísticos Inteligentes

postado em 11/04/2019 22:15
2º Seminário Destinos Turísticos InteligentesUm portal voltado para o turista, com todas as informações que ele precisa sobre a capital federal a apenas um clique de distância. Esse é o Brasília City, uma iniciativa da Fecomércio-DF e do Sebrae-DF, com apoio do Correio Braziliense, para alavancar o turismo do Distrito Federal e ajudar os visitantes na procura por roteiros, restaurantes, serviços e eventos da cidade. O portal pode ser acessado no endereço .

O jornalista e turismólogo Daniel Zukko foi o responsável por apresentar o portal durante a segunda edição do Seminário Destinos Turísticos Inteligentes, realizado nesta quinta-feira (11/4) no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. "O site tem um menu de fácil acesso, com quatro pontos básicos que todo turista procura quando viaja: onde dormir, onde comer, onde se divertir e o que fazer. Tudo isso de uma forma muito simples", afirmou Zukko.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, falou na abertura do evento. Ele destacou que, com o novo portal, Brasília se insere em uma realidade na qual estão alguns dos principais destinos turísticos do mundo. "Não é novidade que as maiores capitais e cidades turísticas do mundo mantenham portais, sites e perfis em redes sociais para divulgar o que os locais têm a oferecer aos visitantes. Por muito tempo, a capital do Brasil ficou de fora dessa realidade, mas isso acaba de mudar com esse site. A ideia é trazer informações sobre o DF como ninguém nunca viu, completas e atrativas", ressaltou.

Maia afirmou que esse é o melhor momento para alavancar o turismo na capital da República. De acordo com ele, o setor não teve, nos últimos anos, a devida atenção por conta da falta de recursos. Mas o Executivo local está começando a dar o valor à área, tão importante para o crescimento econômico do DF. ;Está na hora da capital do País. Vamos trabalhar para trazer grandes eventos e investimentos para cidade;, ressaltou Francisco Maia. Ele falou também das ações da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, entre elas o projeto Marca Brasília, concurso realizado em 2017 que escolheu a melhor identidade visual para representar a capital da república. A ideia é promover ainda mais a marca.

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, também participou do seminário. ;Estamos no melhor momento do setor, com um cenário nacional favorável. Em Brasília, comemoramos os 100 dias de gestão do governo local, onde a secretaria entregou mais de 130 ações, visando o desenvolvimento econômico da cidade;, disse. Ela comentou a necessidade de reformar os Centros de Atendimento ao Turista (CATs). De acordo com a secretária, é inadmissível não ter uma informação ao visitante no aeroporto, na Asa Sul ou na Asa Norte. ;Estamos reformando todos esses centros para atender o visitante, essa é a nossa obrigação e precisamos mudar essa realidade o mais rápido possível;, reforçou.

A diretora do Sebrae-DF, Cassiana Abritta, fez uma homenagem ao diretor-técnico da entidade, Rodrigo de Oliveira Sá, que faleceu no domingo (7/4), após um acidente de carro próximo a Acreúna (GO). Cassiana destacou que Rodrigo era um grande entusiasta da cidade e tinha se engajado na realização do seminário, desde a primeira edição. Francisco Maia, presidente da Fecomércio-DF, e Luiz Barreto, palestrante, também lembraram do legado de Rodrigo.

Seminário

As palestras do dia começaram com o consultor estratégico global da Euromonitor International, João Garcia, que explicou aos presentes sobre o conceito de megatendências que impactam o turismo. Luiz Barreto ministrou uma palestra sobre as oportunidades e desafios para o destino Brasília. Ele explicou que a cidade ainda se relaciona pouco com o território em que está inserida. ;A capital do Brasil precisa pensar em rotas para agregar valor ao turismo, esse é um grande desafio de promoção. É necessário um esforço de posicionamento da cidade no mercado brasileiro e internacional;, disse.

O jornalista e turismólogo Daniel Zukko foi o responsável por apresentar o portal Brasília City. Ele aproveitou para falar um pouco sobre a história da cidade, construída em apenas mil dias e considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

Marcelo Pimenta abordou o tema:Inovação e criatividade no turismo. Ele explicou que, em um cenário de mudanças e de crise, é importante ter a criatividade como rumo para chegar onde é necessário em um mundo cada vez mais competitivo. Jaqueline Gil , assessora sênior de políticas públicas, fez uma palestra sobre a Nova Zelândia: um destino turístico consolidado por inovações. Bernardo Cardoso falou sobre o sucesso do turismo em Portugal. O Seminário contou ainda com palestras de Tony Coelho, que abordou o assunto ;Live Marketing no Fomento ao Turismo;, e Gabriela Otto, quefalou sobre ;A Era dos Momentos Memoráveis ; Inovando Através de Experiências;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação