Cidades

Procissão de Domingo de Ramos leva 1,5 mil fiéis a Planaltina

Organização espera que mais de 10 mil pessoas assistam à missa à partir de 20h

Bruna Lima, Mariana Machado
postado em 14/04/2019 20:05
Com ramos nas mãos, fiéis acompanharam a procissão em Planaltina
Foi por fé que 1,5 mil pessoas acompanharam a procissão do Domingo de Ramos pelas ruas de Planaltina, segundo cálculos da Polícia Militar. A organização do evento estima que esse número tenha sido maior: 2 mil fiéis ao longo das cinco horas de caminhada. Cerimônia tradicional para o catolicismo, o Domingo de Ramos abre a Semana Santa e recorda a passagem bíblica em que Jesus Cristo vai a Jerusalém montado em um jumento, poucos dias antes de ser preso e crucificado.
Ao longo do caminho, seguidores jogavam folhas e ramagens aos pés filho de Deus. Por isso, os ramos tornaram-se característicos do dia e são distribuídos até hoje. Para o ator que interpreta Jesus pelo sexto ano, o advogado Marcelo Augusto Ramos, 31, o momento é de grande expectativa. ;É sempre muito maravilhoso ver as coisas acontecendo e estou muito feliz por poder fazer esse papel nesse evento grandioso;, declarou.
A emoção tomou conta da técnica de enfermagem Marcela Amaral, 37 anos. Carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a devota não conseguiu conter as lágrimas. ;Em meio a tantos problemas e dificuldades, Deus nos mostra misericórdia e faz tudo acontecer com perfeição. Entrego minha vida e a dos meus filhos a ele e só assim consigo força para enfrentar qualquer tribulação;, explica.
Às 20h, encerra-se a procissão e inicia-se a celebração eucarística com uma missa em um palco montado no estacionamento do Salão de Funções Múltiplas da cidade. A expectativa dos organizadores é de que 10 mil cristãos acompanhem.

Via-sacra
Ator Marcelo Augusto Ramos interpreta Jesus cristo pelo sexto ano
A procissão do Domingo de Ramos é organizada pela mesma equipe que realiza a via-sacra de Planaltina no Morro da Capelinha. Considerada uma das maiores encenações religiosas do país, ela acontece há 46 anos e é patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal desde 2008. A programação segue até o domingo de Páscoa, em 21 de abril.
O ápice do evento será na sexta-feira, quando será encenada a crucificação e morte de Jesus Cristo. Ao longo dos cinco dias de evento, cerca de 1.400 pessoas trabalham no evento, entre atores, produtores, técnicos e demais funcionários de bastidores. No ano passado, 60 mil fiéis passaram pelo morro durante a sexta-feira da paixão, sendo que cerca de 40 mil acompanharam a encenação até o fim.

Confira a programação da via-sacra de Planaltina:
18 de abril - Santa Ceia
20h: Celebração eucarística e encenação da Santa Ceia
Local: Estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas de Planaltina

19 de abril - Paixão de Cristo
16h: Encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo
Local: Morro da Capelinha

21 de abril - Vem cantar com Cristo
16h: Acolhida com animação e preparação para a Santa Missa
17h: Missa sertaneja com padre Adão Soares
20h: Show com Eliana Ribeiro
22h: Show com Thiago Brado
23h30: Encerramento
Local: Estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas de Planaltina

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação