Jornal Correio Braziliense

Cidades

Defensor fala em fatalidade no caso de universitária morta no Lago Paranoá

Profissional que representa jovem investigado se baseia em três laudos da Polícia Civil, que descartam agressões e apontam consumo de bebida alcoólica e drogas pela vítima

Após a divulgação de três laudos relacionados às investigações da morte da estudante Natália Ribeiro dos Santos Costa, 19 anos, o defensor público Carlos André Praxedes acredita que o caso se trata de uma fatalidade. O advogado representa o jovem que esteve com a universitária nos últimos minutos de vida dela. A polícia ainda apura se ele teve envolvimento com o afogamento de Natália no Lago Paranoá, em 31 de março.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (15/4), o defensor público detalhou os três relatórios emitidos pela perícia até o momento. Segundo ele, o laudo odontolegal, que comparou a mordida no braço do jovem com a arcada dentária de Natália confirmou compatibilidade. Já o documento do Instituto de Criminalística apresentou um resultado da análise das câmeras de vídeo que registraram os momentos em que os dois estiveram à beira do Lago Paranoá, antes de a estudante morrer. O terceiro documento trata-se do aditamento do laudo de exame cadavérico, que atestou o consumo de álcool e drogas pela jovem.

Na visão de Carlos André, o fato de haver compatibilidade entre a arcada de Natália e a mordida no braço do jovem não tem relevância para as investigações, uma vez que testemunhas relataram que a ação decorreu de uma brincadeira entre os dois. ;As informações são de que ambos estavam brincando e sob efeito de bebida. A mordida aconteceu em um momento anterior ao lago, quando estavam no parquinho;, disse o defensor.

Ainda de acordo com Carlos André, o laudo do Instituto de Criminalística registrou que não houve qualquer agressão entre ambos no momento em que estavam dentro ou às margens do Lago Paranoá. As imagens mostram Natália e o jovem entrando no espelho d;água. ;Os dois estavam deitados em um talude. Natália se levanta e se dirige para a beira do lago. Ele vai em seguida. Os dois ficam ali por algum tempo, entram juntos e avançam, a ponto de ficarem apenas com a cabeça do lado de fora;, comentou Carlos André.

Em seguida, Natália imerge uma vez e volta à superfície. O rapaz também mergulha, a estudante faz o mesmo. Treze segundos mais tarde, apenas o jovem volta à superfície. Ele se levanta e fica algum tempo em pé, olhando para onde ela submergiu. ;Ele retrocede e, depois de algum tempo, se senta à beira do lago durante três minutos e três segundos, de acordo com o laudo. Em seguida, realiza ações típicas de quem procura algo por três minutos e 58 segundos. Ele entra, mergulha mais duas vezes, emerge e fica andando na parte à beira do lago, tentando procurá-la. Por fim, sobe o talude com dificuldade para voltar ao encontro das pessoas;, detalhou o defensor público.

Ambos ficaram por 40 segundos no lago e permaneceram submersos juntos por dois segundos, conforme Carlos André, com base nos laudos. Nenhuma das defesas teve acesso à íntegra do vídeo ainda. O defensor público reforça que, para formar juízos de valor, é necessário analisar ;elementos de convicção;.;Há dois laudos que complementam o laudo cadavérico, a narrativa das testemunhas e, pela percepção da perícia, não houve agressão alguma (contra Natália);.

O advogado acrescentou que o caso se trata de uma ;página triste para a história da cidade; e que falar em feminicídio representa ;um despautério;, pois não havia qualquer relação entre os dois. Carlos André também descarta a possibilidade de responsabilização do jovem por omissão de socorro devido ao nível de embriaguez dele, relatado por testemunhas, e pelo fato de ter procurado Natália por cerca de quatro minutos, além de ter tentado, apesar da dificuldade, informar aos amigos sobre o desaparecimento da estudante. ;Nossa expectativa, daqui em diante, é quanto ao fechamento das investigações e sobre qual será a conclusão da 5; Delegacia de Polícia, o que não deve demorar;, concluiu Carlos André.