Jornal Correio Braziliense

Cidades

VÍDEO: clarão esverdeado no céu assusta moradores do DF e de Goiás

Junto com os registros, nas redes sociais, surgiram várias teorias do que seria. Alienígenas? O apocalipse? Óvni? Jesus voltando? Para pesquisadores, possivelmente era um meteoro

São diversos os relatos de moradores do Distrito Federal e de Goiás sobre um clarão esverdeado descendo no céu, por volta das 21h dessa quarta-feira (17/4). Junto com os registros, nas redes sociais, surgiram várias teorias do que seria. Alienígenas? O apocalipse? Óvni? Jesus voltando? Para pesquisadores, possivelmente era um meteoro.

O momento foi registrado pela câmera do planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) (veja vídeo abaixo), e para o diretor do local, Manoel Alves Rodrigues Junior, possivelmente era um meteoro de 20 centímetros. O professor, no entanto, alerta que ainda não é possível afirmar isso. ;Esse objeto ainda está sob análise. Não se pode afirmar ainda, que é um meteoro. Mas a chance é grande,; analisa.

[VIDEO1]

Rodrigues acredita que o objeto tenha relação com a chuva de meteoros que ocorre na segunda quinzena de abril. ;Isso acontece quando a Terra passa em uma região no espaço onde ficou um ;rastro; de cometa. Desse modo, estes detritos (restos do cometa) são atraídos para a Terra e, ao entrarem em contato com nossa atmosfera, se aquecem devido ao atrito, gerando a luminosidade observada no céu,; explica.
No entanto, ele também alerta que objetos atingindo a Terra é comum, mas que é mais difícil observar em grandes cidades. ;Todos os dias caem uma grande quantidade de poeira vinda do espaço. Mas, nessas épocas das chuvas de meteoros, a quantidade é maior;, alerta.

Cidade goiana

A Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), que monitora e registra passagens de meteoros, também acredita que objeto que causou o clarão tenha sido um meteoro. De acordo com o órgão, diversas pessoas do DF, de Goiás, do Mato Grosso e de São Paulo relataram ;um meteoro muito brilhante cortando o céu;.

;Pelo que já foi apurado, o evento ocorreu sobre o oeste do Estado de Goiás, em uma região onde não há cobertura das estações de monitoramento da BRAMON. Ainda não existem imagens suficientes para calcular a trajetória com exatidão, mas, pelos relatos, é possível concluir que o meteoro passou pela atmosfera de Leste para Oeste, provavelmente passando sobre a cidade de Piranhas (GO),; diz em nota.

A BRAMON afirma que ainda não é possível concluir se o evento deixou meteoritos em solo, mas existe uma boa possibilidade, já que houve relatos de pessoas que ouviram barulho de explosão próximo a Piranhas (GO).
[VIDEO2]

Relatos nas redes sociais


[VIDEO8]
[VIDEO3]
[VIDEO5]
[VIDEO4]
[VIDEO6]
[VIDEO7]
[VIDEO9]