Cidades

Universidade investiga crime racial entre estudantes

Caso ocorreu durante competição esportiva entre alunos dos cursos de direito e medicina da instituição de ensino

Gabriela Sales - Especial para o Correio
postado em 19/04/2019 20:31
Caso ocorreu durante competição esportiva entre alunos dos cursos de direito e medicina da instituição de ensino A Universidade Católica de Brasília (UCB) investiga um ato de racismo entre alunos da instituição durante uma competição esportiva nas dependências da unidade de ensino. O crime envolveu estudantes de direito e medicina. Por meio de nota, divulgada nas redes sociais, a UCB afirmou que ;repudia o ato e vai investigar o caso;. A Polícia Civil não soube informar se houve registro a respeito do caso.

Segundo relatos dos estudantes, o crime ocorreu durante a competição da última terça-feira (16/4), em um amistoso entre os times de alunos de direito e de medicina da universidade. O casou teve grande repercussão entre os alunos, que pressionaram uma manifestação da universidade.

Nessa quinta-feira (18/4), a UCB utilizou as redes sociais para comentar o assunto. Na nota divulgada, a instituição diz que ;diante do relato de fatos gravíssimos ocorridos durante os amistosos para os jogos do InterUCB, evento promovido e organizado pela comissão eleita pela Liga das Atléticas da UCB, a Universidade coloca à disposição suas instâncias administrativas, como o Projeto de Relações Estudantis (Prelest) e Comissão Disciplinar, para acompanhar e apurar com todo o cuidado e rigor que estes fatos exigem;.

Ainda de acordo com a universidade, ;qualquer manifestação de preconceito é considerada incabível, retrógrada e infundada e não podemos aceitar que tais fatos sejam uma realidade na nossa sociedade;.

Crimes

Dados da Polícia Civil do Distrito Federal apontam que no ano passado foram registrados 435 casos de injúria racial e cinco casos de racismo. Nos quatro primeiros meses deste ano, O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apresentou 12 denúncias relacionadas a crimes de discriminação racial ao judiciário da capital federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação