Cidades

Aniversário de Brasília começa com cerimônia na Praça dos Três Poderes

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, acompanhou o hasteamento da Bandeira Nacional e apresentação da esquadrilha da fumaça

Caroline Cintra - Especial para o Correio, Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 21/04/2019 11:07
A cerimônia começou na Praça dos Três Poderes
A comemoração do 59; aniversário de Brasília começou cedo na Praça dos Três Poderes. Com o hasteamento da Bandeira Nacional, brasilienses de vários regiões do Distrito Federal prestigiaram o início da festa. Estiveram presentes o governador, Ibaneis Rocha, e o vice, Paco Britto.

"Estou muito feliz com essa festa, que não é só para o brasiliense, mas também para todo o Brasil. Estamos mostrando que a parceria em Brasília está dando certo e hoje só temos que comemorar", disse Ibaneis. Ele aproveitou para adiantar que o GDF já está preparando a festa dos 60 anos da capital. "Podem esperar a melhor festa", afirmou o chefe do executivo local.

Após a cerimônia, o governador juntamente com a secretaria de Turismo reinaugurou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na praça dos Três Poderes. "Os nossos visitantes precisam ser acolhidos, com essa alma que a cidade tem, com a capacidade que nós temos de criação pelo design e arquitetura. Fazer isso no aniversário de Brasília tem um significado ainda maior. Estamos felizes", disse a secretária Vanessa Chaves de Mendonça.

Por volta das 10h15, a esquadrilha da fumaça iniciou um show no céu da capital, surpreendendo a todos com as manobras. "Eu achei tudo lindo. Desde o começo, mas a apresentação dos aviões foi o mais emocionante. Não sei como conseguem fazer isso. Parece ser difícil, mas é lindo", disse a estudante Alana Moreira, 14 anos.

Calor

Mesmo com o sol quente e o calor que marca a manhã deste domingo de feriado (21/4), os brasilienses não desistiram de ir à festa programada na Esplanada dos Ministérios. Em meio ao verde gramado, uma grande estrutura de brinquedos infláveis e outras atrações, se transforma no motivo de alegria da criançada, que foi acompanhada dos pais ou familiares.
Lucas Melo (E), abraçando o filho Gustavo Henrique, ao lado da esposa Débora Melo (D) e o menino mais novo, Heitor Lucas
A recepcionista Deborah Mello, 27, veio para aproeitar a programação acompanhada do marido, o vendedor Lucas Mello, 31, e os filhos do casal, Gustavo Henrique, 9, e Heitor Lucas, 3. A família chegou por volta das 10h, mas não pretende permanecer pela Esplanada durante todo o dia e pegar os shows previstos nos três palcos montados na região.
"Neste ano, achei que a estrutura está muito melhor. Por exemplo, os brinquedos estão com mais acessórios de proteção, o que não aconteceu no ano passado. Com mais segurança, temos confiança em participarmos do aniversário de Brasília com toda a família", delimita Deborah Melo.
Mas ela não é a única a apreciar a programação da festa, como destaca o garoto mais velho do casal, Gustavo Henrique. "Estou achando tudo muito legal, porque dá pra brincar bastante. O circo é uma das coisas mais legais que tem aqui", opinou, com um grande sorrido no rosto.
[FOTO1371507]
Apesar da pouca idade, Brasília tem seus encantos e é capaz de ganhar corações com a belíssima arquitetura. O militar Felipe Lopes, 35, chegou a cidade há cerca de dois anos com o filho Kevin Estevam Paciullo, 9, e filha Vitória Paicullo, 3. "Somos de São Paulo capital e, lá, não temos essas opções. Fiquei apaixonado por Brasília, sem dúvida, não pretendo voltar (para SP). Eu acho tudo excelente aqui", valoriza.
Ano após ano, a gastronomia candanga tenta se consolidar. A mistura de povos que deu vida a Brasília é prova que podemos oferecer diversas opções de pratos, todos deliciosos. E neste aniversário da capital federal, há, entre as novidades, um espaço de foodtrucks montado entre o Museu da República e a Biblioteca Nacional. Tem comidas para todo os gostos, que vão desde pratos caseiros aos hambúrgueres artesanais. Para refrescar o início da tarde de calor tem açaí, sorvete e dindins gourmet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação