Cidades

Desaparecidos em trilha de Planaltina (GO) são encontrados em fazenda

O grupo de oito pessoas foi caminhar na sexta-feira (19) e não voltou no horário combinado com amigos. Bombeiros os encontraram no distrito de São Gabriel

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 22/04/2019 18:42
Quando a equipe dos bombeiros se deslocava para as buscas, o grupo de desaparecidos chegou até a fazenda de encontro
As oito pessoas que desapareceram durante uma trilha, em Planaltina de Goiás, foram encontradas no início da tarde desta segunda-feira (22/4). O Corpo de Bombeiros chegou até o grupo em uma chácara no distrito de São Gabriel, que integra município do Entorno do Distrito Federal. O local era o destino pré-definido da viagem.
Segundo informações dos bombeiros, cerca 15 amigos saíram para fazer a trilha na sexta-feira (19), na Cachoeira do Indaiá. Após grande parte da caminhada, cerca de 11km da Cachoeira da Água Fria, houve um desmembramento do grupo, ao raiar da manhã de domingo (21). Oito decidiram ir para a trilha para o local de banho, antes de irem para a fazenda São Gabriel. Um dos pais do jovem seguiu caminho ao ponto de encontro e os demais desistiram das trilhas, voltando para Planaltina.
"Eles combinaram que o grupo que seguiu para a Cachoeira da Água Fria chegasse até o fim da tarde de domingo na fazenda, o ponto onde ficariam juntos. Mas, como ninguém tinha aparecido até hoje (22) de manhã, o pai de um dos jovens decidiu acionar a corporação, com medo de que os colegas estivessem perdidos e até mesmo, machucados", delimita o tenente Eliton Ornelas, da equipe do Corpo de Bombeiros de Formosa (GO).
Dois militares foram até a fazenda pegar as primeiras informações. Enquanto isso, havia a mobilização de uma equipe completa de busca, que empenhou cinco viaturas, uma aeronave e 22 bombeiros. A fazenda em São Gabriel também se tornou o ponto de trabalho dos envolvidos em solucionar o desaparecimento.
Parte da equipe mobilizada para iniciar as buscas pelo grupo de oito pessoas que estavam desaparecidas
"No entanto, não chegamos a sequer iniciar as buscas. Isso porque, já chegando à fazenda, fomos informados de que o grupo havia chegado ali e que, aparentemente, todos estavam bem", acrescenta o tenente.
Depois de analisar os oito jovens, que não precisaram de atendimento médico, a equipe de bombeiros pôde apurar o que aconteceu com o grupo. Ainda de acordo com a coporação, as pessoas se depararam com uma trilha muito fechada para o acesso à cachoeira.

"Eles precisaram cortar galhos e folhas pelo caminho, por não se tratar de uma trilha de acesso aberto. Por isso, o grupo precisou de mais tempo do que o estimado", acrescenta. "Quando chegaram à cachoeira e descansaram um pouco, já estava perto de escurecer. Para não se perderem ou se ferirem, decidiram ficar no local até de manhã", finaliza o tenente Ornelas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação