Jornal Correio Braziliense

Cidades

Falta de energia atinge, ao menos, seis cidades do DF nesta quarta-feira

Apagão começou pouco antes das 22h desta quarta-feira. Ainda não há informações do que pode ter motivado a interrupção do serviço

Moradores de diversas regiões do Distrito Federal ficaram sem energia na noite desta quarta-feira (24/4). De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), o apagão foi provocado pelo "desligamento de uma barra 138kV da SE Brasília Sul (FURNAS)", por volta das 21h49. Desde então, a companhia passou a trabalhar no religamento da energia, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia previsão de conclusão do serviço.
Há registros de queda de energia em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Valparaíso, em Goiás. Outras cidades do Entorno do DF também ficaram sem luz, como Novo Gama e Pedregal.
Motoristas que passam por essas regiões administrativas precisam redobrar a atenção, uma vez que os semáforos também estão desligados. Na BR-040, a escuridão é total.
Por meio de nota, a CEB disse, também, que o desabastecimento de Furnas afetou diversas subestações, interrompendo o fornecimento de energia para 280.637 unidades consumidoras.
Ainda, por meio de nota, a CEB informou que às 23h20 a energia foi restabelecida para todas as unidades consumidoras afetadas pelo desabastecimento. De acordo com Furnas, a queda de energia foi motivada por um problema técnico ocorrido em um equipamento associado a um dos barramentos da Subestação de Brasília Sul. "Todos os equipamentos desta subestação já tiveram seu funcionamento restabelecido. Técnicos apuram, neste momento, os detalhes das causas da ocorrência", informou.
[VIDEO1]

Posicionamento

Em nota enviada na manhã de quinta-feira (25/4), ao Correio, Furnas informa que, às 21h49min da noite de quarta-feira (24/04), houve o desligamento do setor de 138 kV da Subestação de Brasília Sul, motivado por um problema técnico ocorrido em equipamento associado a um dos barramentos desse setor. Todos os equipamentos desta subestação já tiveram seu funcionamento restabelecido. Técnicos de Furnas apuram, neste momento, os detalhes das causas da ocorrência.