Cidades

Dengue: DF tem 10 mortes confirmadas e oito óbitos em investigação

Último boletim aponta mais de 10 mil casos confirmados de moradores do DF, ou seja, 323,8 por 100 mil habitantes

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/04/2019 14:38

desenho de mosquito sob a lupa
Mais de 10 mil moradores do Distrito Federal tiveram dengue em 2019. Até a semana passada, o número de casos estava em 8,6 mil. Segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, até 13 de abril, foram 10.885 notificações da doença, dos quais 92,25% são prováveis de dengue. Isso corresponde a 323,8 casos por 100 mil habitantes.

Até o momento, foram confirmadas 10 mortes, 14 casos graves em que as vítimas sobreviveram, e 163 situações de alarme. Há ainda notificação de oito óbitos em que ainda não foi confirmada a dengue. A maioria das ocorrências é registrada na região de saúde leste do Distrito Federal, que engloba Itapoã, Paranoá e São Sebastião. Em abril, foram 206,75 casos no Itapoã. A maior intensidade acontece nos grupos de idade entre 10 e 49 anos.

A secretaria afirma que as equipes de atenção primária têm desenvolvido atividades de conscientização quanto a aspectos epidemiológicos e assistenciais. "O incremento substancial da quantidade de casos prováveis, dos casos com sinais de alarme e dos óbitos, implica na urgente necessidade para que todas as unidades básicas de saúde estejam com suas equipes reforçadas e capacitadas para o reconhecimento desses sinais de alarme e para a assistência oportuna aos pacientes com dengue", diz a pasta no boletim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação