Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hospital divulga fotos da cirurgia que separou as gêmeas siamesas Mel e Lis

Cirurgia durou mais de 20 horas e foi considerada um sucesso pela equipe

. Integravam a equipe um time de mais de 50 profissionais, incluindo cinco estrangeiros (duas enfermeiras e três médicos).

Participaram também os médicos Luciano Alves Fares (anestesiologista), Ricardo de Lauro Machado Homem (cirurgião plástico) e três médicos estrangeiros, vindos dos Estados Unidos: James Goodrich (neurocirurgião), Oren Tepper (cirurgião plástico) e Carlene Broderick (anestesiologista). Os médicos estrangeiros, do Children;s Hospital at Monte Fiore, em Nova York, foram convidados a atuar como conselheiros.

Times rosa e amarelo

Para que tudo saísse como planejado, o time de profissionais foi dividido em dois. Com a toucas, máscaras e luvas rosas estavam os responsáveis por cuidar de Lis. Com os equipamentos de cor amarela, os responsáveis por Mel. Todo o processo foi dividido em 36 etapas, seguidas à risca pela equipe.
Para comemorar o sucesso, os pais das meninas produziram e deram camisetas para os funcionários do Hospital da Criança. Ela traz os dizeres: "Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável".