Cidades

Hospital divulga fotos da cirurgia que separou as gêmeas siamesas Mel e Lis

Cirurgia durou mais de 20 horas e foi considerada um sucesso pela equipe

Fernando Jordão, Hellen Leite
postado em 29/04/2019 15:27
Médicos falam sobre a cirurgia e mostram moldes feitos para ajudar no procedimentoMel e Lis. Esses são os nomes das gêmeas brasilienses que, há 11 meses, nasceram unidas pela cabeça. Os pais das meninas, Camila Neves, 25 anos, e Rodrigo Neves, 30, autorizaram, nesta segunda-feira (29/4) a divulgação do nome das crianças, que no sábado passaram por uma cirurgia bem-sucedida de separação.

A instituição também divulgou as fotos da cirurgia, que durou mais de 20 horas e contou com mais de um ano de preparação, inciada ainda no pré-natal. Nas imagens, é possível ver os pais, apreensivos, mas já esboçando felicidade pela certeza de que tudo havia dado certo; médicos concentrados em uma sala de cirurgia repleta e, por fim, os sorrisos dos membros das equipes de profissionais envolvidos em uma das mais importantes cirurgias já realizadas no Distrito Federal. Veja as imagens abaixo:

[FOTO1375640]

Pioneirismo no DF

Ao realizar a operação, o Hospital da Criança se tornou a primeira instituição do Distrito Federal, a terceira do país e a décima do mundo a conduzir a semparação de gêmeos unidos pelo crânio (condição conhecida como craniopagia). A cirurgia foi iniciada às 6h30 do sábado e concluída às 2h30 do domingo.

Todo o procedimento foi coordenado pelo neurocirugião de Brasília Benício Oton, que, . Integravam a equipe um time de mais de 50 profissionais, incluindo cinco estrangeiros (duas enfermeiras e três médicos).

Participaram também os médicos Luciano Alves Fares (anestesiologista), Ricardo de Lauro Machado Homem (cirurgião plástico) e três médicos estrangeiros, vindos dos Estados Unidos: James Goodrich (neurocirurgião), Oren Tepper (cirurgião plástico) e Carlene Broderick (anestesiologista). Os médicos estrangeiros, do Children;s Hospital at Monte Fiore, em Nova York, foram convidados a atuar como conselheiros.

Times rosa e amarelo

Para que tudo saísse como planejado, o time de profissionais foi dividido em dois. Com a toucas, máscaras e luvas rosas estavam os responsáveis por cuidar de Lis. Com os equipamentos de cor amarela, os responsáveis por Mel. Todo o processo foi dividido em 36 etapas, seguidas à risca pela equipe.
Para comemorar o sucesso, os pais das meninas produziram e deram camisetas para os funcionários do Hospital da Criança. Ela traz os dizeres: "Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável".

Cirurgia durou mais de 20 horas e foi considerada um sucesso pela equipe

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação