Jornal Correio Braziliense

Cidades

Uma das siamesas brasilienses acorda após cirurgia de separação

Após a cirurgia de separação, as gêmeas que nasceram unidas pela cabeça foram colocadas em coma induzido. Uma delas, Lis, despertou antes do tempo previsto, um bom sinal segundo os médicos

[FOTO1375640]As gêmeas Mel e Lis, que nasceram unidas pela cabeça e passaram por uma cirurgia de separação no último sábado (27/4), estão se recuperando bem. "Todos os desafios propostos nós conseguimos realizar. Foi tudo dentro do planejado. Elas estão respondendo bem e aguardando a evolução do quadro", disse nesta segunda-feira (29/4), o anestesiologista Luciano Fares, que integra o time de médicos do Hospital da Criança de Brasília, onde a operação foi realizada.

[SAIBAMAIS]"Há pouco soubemos que a Lis acordou do coma induzido, antes do tempo esperado, o que é muito bom", declarou. As meninas se recuperam na UTI do Hospital da Criança. "A cirurgia foi muito longa e elas precisam de descanso nesse momento", completou Fares, referindo-se ao procedimento, .

Segundo Fares, a união da equipe de mais de 50 profissionais foi determinante para o sucesso da operação, décimo caso de sucesso no mundo e o terceiro registrado no Brasil, de acordo com a equipe. ;Se nós não nos uníssemos, não conseguiríamos separá-las", afirmou o médico, que conheceu as garotinhas quando elas tinham 2 meses.

Cuidados

Apesar da boa resposta, as meninas ainda não estão fora de risco e respiram com a ajuda de aparelhos. Os médicos garantem que esse procedimento é normal e deve continuar por pelo menos mais 24 horas.