Cidades

Uma das siamesas brasilienses acorda após cirurgia de separação

Após a cirurgia de separação, as gêmeas que nasceram unidas pela cabeça foram colocadas em coma induzido. Uma delas, Lis, despertou antes do tempo previsto, um bom sinal segundo os médicos

Mariana Machado
postado em 29/04/2019 16:10
[FOTO1375640]As gêmeas Mel e Lis, que nasceram unidas pela cabeça e passaram por uma cirurgia de separação no último sábado (27/4), estão se recuperando bem. "Todos os desafios propostos nós conseguimos realizar. Foi tudo dentro do planejado. Elas estão respondendo bem e aguardando a evolução do quadro", disse nesta segunda-feira (29/4), o anestesiologista Luciano Fares, que integra o time de médicos do Hospital da Criança de Brasília, onde a operação foi realizada.

[SAIBAMAIS]"Há pouco soubemos que a Lis acordou do coma induzido, antes do tempo esperado, o que é muito bom", declarou. As meninas se recuperam na UTI do Hospital da Criança. "A cirurgia foi muito longa e elas precisam de descanso nesse momento", completou Fares, referindo-se ao procedimento, .

Segundo Fares, a união da equipe de mais de 50 profissionais foi determinante para o sucesso da operação, décimo caso de sucesso no mundo e o terceiro registrado no Brasil, de acordo com a equipe. ;Se nós não nos uníssemos, não conseguiríamos separá-las", afirmou o médico, que conheceu as garotinhas quando elas tinham 2 meses.

Cuidados

Apesar da boa resposta, as meninas ainda não estão fora de risco e respiram com a ajuda de aparelhos. Os médicos garantem que esse procedimento é normal e deve continuar por pelo menos mais 24 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação